Hino 32 - O Deus fiel

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Tu és fiel, Senhor, ó Pai celeste,
Teus filhos sabem que não falharás!
Nunca mudaste, tu nunca faltaste,
Tal como eras tu sempre serás.

Tu és fiel, Senhor! Tu és fiel, Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê nos sustenta e nos guarda;
Tu és fiel, Senhor, fiel assim.

2. Flores e frutos, montanhas e mares,
Sol, lua, estrelas brilhando no céu,
Tudo criaste na terra e nos ares,
Para louvar-te, Senhor, que és fiel.

3. Pleno perdão tu dás! Que segurança!
Cada momento me guias, Senhor,
E no porvir, Oh! que doce esperança!
Desfrutarei do teu rico favor. Amém.
Letra: Thomas Obediah Chisholm, 1923
Tradução: Joan Sutton, Lídia Bueno e Hope Silva, 1960
Música: William Marion Runyan, 1923

Ênfase do hino: 
O hino "O Deus fiel" enfatiza a fidelidade de Deus em todas as áreas de nossas vidas, desde a criação do mundo até a salvação da humanidade. O refrão repete a afirmação de que Deus é fiel, e isso traz conforto e segurança aos crentes.
Textos bíblicos: 
O hino não se baseia em nenhum texto específico, mas a ideia de que Deus é fiel pode ser encontrada em várias passagens da Bíblia, como em Lamentações 3:22-23, que diz: "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."

Teologia do hino: 
A fidelidade de Deus é um conceito importante na teologia cristã, pois mostra que Ele é confiável e cumprirá suas promessas. O hino ressalta essa característica de Deus em relação à criação, providência e salvação. Além disso, a ênfase no perdão e na segurança em Deus destaca a importância da salvação e da fé em Cristo.

Aplicação prática: 
O hino "O Deus fiel" pode trazer conforto e segurança para os crentes em momentos de incerteza e dificuldade, lembrando-os de que Deus é fiel e não falhará com eles. Além disso, o hino pode servir como um lembrete para confiar em Deus em todas as áreas da vida e seguir seus caminhos.

Quando cantar: 
Este hino é apropriado em momentos de adoração e louvor a Deus, seja em cultos de domingo ou em momentos de reflexão pessoal. Também pode ser cantado em momentos de dificuldade ou dúvida, para lembrar que Deus é fiel e sempre estará presente.

História
O autor e compositor deste hino fizeram juntos cerca de vinte e cinco trabalhos que resultaram em hinos. O mais famoso e conhecido é este. 

Thomas Chisholm escreveu cerca de 1200 poesias. Nascido em Kentucky, lutou com dificuldades para obter um diploma e, apesar disso, veio a ser professor e jornalista, além de poeta. 

Converteu-se aos 27 anos e, por um tempo curto, foi Pastor Metodista. Faleceu em Nova Jersey em 1960. 

O Rev. William J. Runyan, também Pastor Metodista, nasceu em Nova York. Revelou desde cedo grande talento musical. Estudo composição e órgão, foi professor e redator, deixou cerca de 300 hinos e participou da compilação de hinários diversos. Faleceu em 1957.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: