É preciso arrependimento


“Então, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do SENHOR e adorou; depois, veio para sua casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu” (Leia 2 Samuel 11 e 12).

A Santa Ceia é sempre uma oportunidade que se renova, da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, em nossas vidas, para avaliarmos nossas ações, confessarmos os nossos pecados e nos aproximarmos dEle com tranquilidade de consciência e coração. 

A confissão é o momento quando abrimos os nossos corações a Deus, de maneira profundamente triste e contrita para obtermos o perdão irrestrito e incondicional. 

Temos aqui, nos textos citados, a história de um homem muito amado por Deus, um grande e piedoso homem. Seu nome é Davi. No entanto, houve um dia em que Davi errou pecando e caindo em desgraça devido a uma aventura irrefletida, como se ninguém o estivesse observando. 

Ele foi levado, de um abismo a outro. Pagou um preço muito caro. Mas depois da queda, profundamente arrependido e com o seu coração quebrantado ele foi graciosamente restaurado e continuou sendo um “homem segundo o coração de Deus”.

É certo que teve de pagar um preço muito alto, pois não é porque Deus nos ama, e nós amamos a Deus que Ele deixa passar os nossos erros sem corrigi-los. 

Vamos acompanhar os passos, da Queda e Restauração de Davi segundo o que as Santas Escrituras nos narram.

Estes textos de 2 Samuel 11 e 12, nos lembram o que o apóstolo João escreveu:“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I Jo 1.10).

f

I – DAVI DESPREZOU E DESOBEDECEU A PALAVRA DE DEUS
“Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom” (12.9).

A desobediência tem sido o maior erro na vida dos crentes. Em Dt 28, Deus estabelece os critérios para Bênção e Maldição. A Bênção estaria restrita ao fato de se obedecer e guardar os Mandamentos e Ordenanças. A Maldição adviria do fato de se quebrar qualquer mandamento e desrespeitar as ordens estabelecidas por Deus. 

Davi cometeu dois grandes pecados diante de Deus: 

1) O primeiro foi o de ter adulterado com Bate-Seba (2 Sm 11.1-5). 
2) O segundo foi o de ter mandado assassinar Urias, esposo de Bate-Seba no campo de batalha para se livrar dele e acobertar o pecado cometido (2 Sm 11.6-26). 

E depois disso, pensando em se livrar dos pecados tomou Bate-Seba, que se tornara viúva de maneira tão vil, como sua esposa pensando que assim estaria tudo bem perante a sociedade e, com isso, aplacaria a ira de Deus (2 Sm 11.27).


II – DAVI DESPREZOU A DEUS E FOI POR ELE REPREENDIDO

“Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher” (12.10). 

A repreensão e a pesada disciplina de Deus para com aqueles que são seus filhos são fatores determinantes e importantes dentro das suas misericórdias para que o desobediente ao ser justamente julgado não venha ser destruído. 

Jeremias que profetizara ao povo em estado de desobediência mostrou o fato de Deus não o haver destruído por causa das suas misericórdias que se renovavam a cada dia: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se casa manhã” (Lm 3.22-23).

Observemos a maneira como Deus repreende este grande homem: 

1º) Natã é enviado por Deus para falar-lhe sobre o pecado (2 Sm 12.1-4); 
2º) Natã o aponta como transgressor (2 Sm 12.7-10). 
3º) Natã o sentencia em nome de Deus. (12.11-14). 

Felizes os que são repreendidos e aceitam a repreensão e disciplina de Deus.


III – DAVI SE DESESPEROU DIANTE DA REPRIMENDA DE DEUS E SE ARREPENDEU
“Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” (12.13).

Reconhecer o erro e o pecado e arrepender-se dele é graça divina no coração daqueles que confessam o nome do Senhor Deus. Deus diz que não terá por inocente aquele que pecar, mas estará disposto a perdoar a todo aquele que diante dele se humilhar. E foi o que aconteceu com Davi diante de tão grave situação.

Vejamos a maneira como reagiu Davi e o modo como Deus o repreendeu: 

a) A confissão do pecado: (12.13 e Sl 51.1-4a). 
b) O desespero pelo pecado (12.15-17 – Sl 51.7-9,11-12). 
c) O castigo por causa do pecado (12.18-23 – Sl 51.4b). 
d) O restabelecimento do pecado (12.20 – Sl 51.13-19).

Conclusão
Conscientes e arrependidos do nosso pecado, possamos sempre, nos aproximar da sacrossanta Mesa da Comunhão, estabelecida pelo próprio Senhor Jesus Cristo, para nos alimentarmos dEle com nossos corações perdoados e abençoados (1 Coríntios 11.23-32).


Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: