Honra e obediência aos pais



Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra" - Efésios 6:1-3 

Deus instituiu a família com uma clara estrutura de autoridade, pela qual o marido conduz a esposa (Efésios 5.22) e os pais (marido e mulher) conduzem aos filhos. Para que a família seja saudável cada um deve exercer sua responsabilidade.

Mas por que é tão importante a obediência que os filhos devem prestar aos pais?

Primeiro porque é um modelo familiar instituído por Deus. Quando filhos obedecem aos pais obedecem a Deus, cumprindo o plano divino - isso é justo e correto.

Tal obediência visa, em segundo lugar, a unidade da família. Afinal, filhos desobedientes são capazes de gerar grandes transtornos e até dividir lares. Uma vez que Jesus Cristo veio trazer a unidade para a igreja, os filhos devem levar adiante o plano divino.

Essa obediência, em terceiro lugar, se dá no SENHOR (verso 1); afinal, um pai e uma mãe nunca irão exigir que seus filhos façam coisas contrárias à Palavra de Deus.

Todavia há algumas situações pelas quais os filhos não possuirão maturidade suficiente para entender as circunstâncias e também neste caso é justo que obedeçam aos pais, mesmo que não consigam entender o motivo.

Os filhos devem também honrar seus pais. Honra significa afeição sincera e respeito; está intimamente ligada à obediência. Desta forma, o que mostra que um filho verdadeiramente honra seu pai e sua mãe é a obediência.



Nesse sentido o quinto mandamento é básico e prioritário aos filhos: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá” – Êxodo 20.12. Há neste mandamento uma promessa de vida longa.

Deus é o mantenedor da vida e aqueles que demonstram ser obedientes para com os seus pais, de quem receberam a vida, se asseguram da parte de Deus, de que tudo estará bem com eles em sua vida. Se as coisas não estão indo bem em sua vida, reflita, você tem honrado seus pais?

Num outro sentido, quando se quebram os laços familiares, quando deixa de existir o respeito aos pais, a comunidade se torna decadente e não terá vida longa.

Uma família forte e estruturada, onde filhos obedecem aos pais e lhes prestam honra, fortalece a sociedade e a igreja.

Reflita hoje no seu relacionamento com seus pais. Um filho ou uma filha que não honra, não cuida, não respeita e desobedece a seus pais está na verdade ofendendo a Deus.

Lembre-se que a Bíblia lista a desobediência dos filhos aos pais juntamente com outros pecados que geram a condenação de Deus: “sendo murmuradores, detratores... desobedientes aos pais...”, “soberbos, blasfemos, desobedientes aos pais...” – Romanos 1.30 e 1 Timóteo 3.2

Tomemos o exemplo de Jesus Cristo e honremos nossos pais: “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito...” – Lucas 2.51. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: