Hino 292 - A vinda do Senhor

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Como foi para o céu, Jesus Cristo há de vir 
Quando o som da trombeta ecoar! 
Quando a voz do arcanjo 
Celeste se ouvir, 
Eu irei com Jesus me encontrar.

    Oh! Que dia glorioso esse dia há de ser,
    Quando o som da trombeta ecoar! 
    Quando Cristo, nas nuvens, tiver de descer 
    E, então, triunfante reinar!

2. Nesse dia de glória, 
O meu corpo mortal 
Semelhante ao de Cristo há de ser! 
E já livre da morte,
E já livre do mal, 
A vitória de Cristo hei de ver.

3. Eu aqui, pela cruz, 
Para o mundo morri,
Muita dor inda aqui sofrerei;
Minha vida com Cristo
Em meu Deus escondi, 
E com Cristo eu, enfim, reinarei.

4. Vem Jesus, ó Senhor, 
Vem depressa reinar! 
Vem a paz e a justiça trazer! 
Criação, povo teu,
Tudo almeja o raiar 
Desse dia de glória e poder.

5. Este império do mal 
Vem, Senhor, destruir!
Rei celeste, vem presto reinar. 
Vem, ó sol da justiça, 
No mundo luzir.
Ó meu Rei, vem meu pranto estancar. 

Informações
Letra: Jerônimo Gueiros, 1870 - 1953
Música: John Robson Sweney, 1897

Ênfase do hino:
O hino tem como ênfase principal a expectativa da volta triunfante de Cristo e a esperada redenção que trará a total renovação. Ele enfatiza a certeza da volta de Cristo, quando o som da trombeta ecoar e a voz do arcanjo for ouvida. O hino destaca a glória que será revelada e a vitória da redenção, que transformará nosso corpo mortal em um corpo semelhante ao de Cristo. O hino também expressa a confiança de que, em meio às dificuldades e sofrimentos da vida, podemos encontrar segurança em Cristo e ter a esperança de reinar com Ele.

Teologia do hino:
O hino celebra a volta triunfante de Cristo e a esperada redenção que trará a total renovação. Ele enfatiza a certeza da volta de Cristo e a vitória da redenção, que transformará nosso corpo mortal e nos libertará do mal e da morte. O hino destaca a importância da confiança em Cristo e da vida em comunhão com Ele, para que possamos ter a esperança de reinar com Ele. Além disso, o hino expressa a esperança da criação em ser liberta da corrupção e do império do mal, revelando a expectativa da paz e da justiça trazidas pelo reinado de Cristo.

Textos bíblicos:
1 Tessalonicenses 4:16-17: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".

Filipenses 3:20-21: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas".

Apocalipse 21:4: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas".

Metáforas e simbologia:
1) "trombeta": simboliza o chamado de Deus para a realização de Sua obra e a convocação dos crentes para a volta de Cristo.
2) "corpo semelhante ao de Cristo": simboliza a transformação total da natureza humana em conformidade com a de Cristo, que se dará na redenção final.
3) "renovação": simboliza a total restauração da criação pelo poder de Deus, que eliminará todo o mal e a morte.
4) "reinado": simboliza o governo de Cristo sobre todas as coisas, que trará paz e justiça ao mundo.

Aplicação prática:
O hino nos convida a refletir sobre a importância da esperança cristã e da certeza da volta de Cristo. Ele nos incentiva a viver em comunhão com Cristo, confiando em Sua obra redentora, e a cultivar a expectativa da total renovação que virá com Sua volta. Além disso, o hino nos lembra da importância de viver em justiça e amor, contribuindo para a obra de Deus em nosso tempo. Na vida cotidiana, podemos aplicar esses ensinamentos buscando viver em comunhão com Deus e amando as pessoas ao nosso redor, na expectativa da volta de Cristo e da total renovação.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para ser cantado em cultos que enfatizem a esperança cristã e a volta de Cristo, como na época do Advento ou em celebrações de Páscoa. Além disso, também é apropriado para ser cantado em momentos de lembrança da morte e ressurreição de Cristo, como em um culto comemorativo da Ceia do Senhor.

História
O Rev. Jerônimo Gueiros (hino n° 7) é o autor deste hino que se encontra associado à música de Sweney (hino n° 109). É um texto original que aparece (em cinco estrofes) no hinário "Aleluias!".

Refere-se à vinda do Senhor em glória. O texto parece não ter inspiração no poema de E. E. Hewitt referente às "estrelas na coroa" (Stars in my Crown) que primeiro foi associado à música que publicamos. 

O Rev. Jerônimo Gueiros divide seu poema em duas partes, cada uma com duas estrofes: a primeira descrevendo o retomo do Senhor e a segunda o invocando. O coro descreve o estabelecimento do reino triunfante de Cristo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: