Números 21 - As Vitórias sobre os Cananeus, os Amorreus e os Basãs, a Serpente de Bronze e as Jornadas de Israel

Resumo
Números 21 começa com um confronto entre Israel e o rei cananeu de Arade. Ao saber da aproximação dos israelitas, o rei atacou e fez prisioneiros. 

Em resposta, Israel fez um voto ao Senhor: se Ele entregasse os cananeus em suas mãos, eles destruiriam completamente as cidades deste povo. 

Deus ouviu a oração de Israel e atendeu seu pedido. Consequentemente, Israel derrotou os cananeus e cumpriu seu voto, destruindo as cidades, e o local foi nomeado Hormá.

Após essa vitória, os israelitas continuaram sua jornada pelo deserto. Eles se deslocaram do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, contornando a terra de Edom. Nesse período, o povo se mostrou impaciente e insatisfeito. 

Eles se queixaram contra Deus e Moisés, lamentando a falta de comida e água e expressando desgosto pela "comida miserável". Como castigo por esta atitude de descrença e ingratidão, Deus enviou serpentes venenosas entre o povo, causando a morte de muitos.

Reconhecendo seu pecado, o povo de Israel se aproximou de Moisés, confessando ter falado contra o Senhor e pedindo que ele intercedesse por eles. 

Moisés orou ao Senhor, que instruiu Moisés a fazer uma serpente de bronze e colocá-la em um poste. Aqueles que fossem mordidos e olhassem para a serpente de bronze seriam curados. Moisés seguiu as instruções, e muitos israelitas foram salvos ao olhar para a serpente.

O capítulo prossegue detalhando a jornada dos israelitas por diversos locais. Eles acamparam em Obote, Ijé-Abarim, no vale de Zerede, e além do Arnom. Estes movimentos geográficos indicam a natureza nômade da jornada de Israel e a constante orientação e proteção de Deus ao longo do caminho.

Ao se aproximarem das terras dos amorreus, os israelitas enviaram mensageiros ao rei Seom com um pedido pacífico de passagem por sua terra, prometendo não desviar do caminho. Seom, no entanto, recusou e atacou Israel. 

Deus entregou Seom e seu povo nas mãos de Israel, que conquistou a terra, desde Arnom até Jaboque. Este evento marca uma significativa vitória militar para Israel e um passo crucial em direção à Terra Prometida.

Finalmente, o capítulo conclui com a batalha contra Ogue, rei de Basã. O Senhor encorajou Moisés, garantindo que Ogue seria derrotado como Seom. Israel venceu a batalha decisivamente, eliminando Ogue e seu exército e tomando posse de suas terras. 

Este episódio reforça a ideia de que a conquista de Israel sobre as nações hostis é um cumprimento da promessa divina e um testemunho do poder e da fidelidade de Deus para com seu povo.

Contexto Histórico e Cultural
Este capítulo situa-se no período do êxodo, quando os israelitas estavam em sua jornada de 40 anos pelo deserto. O contexto cultural é marcado pela crença em Deus como guia e protetor do povo de Israel, que demonstrou seu poder através de milagres e julgamentos. 

As conquistas de territórios e os conflitos com outros povos refletem a realidade daquela época, onde a posse da terra e o domínio sobre outros povos eram centrais. 

As referências a locais específicos e povos, como o rei cananeu de Arade, os amorreus, e Ogue de Basã, dão autenticidade histórica ao relato.

Temas Principais:
Confiança e Obediência a Deus: Os israelitas dependiam de Deus para vitória e sobrevivência. A derrota dos cananeus e amorreus demonstra que a fidelidade e obediência a Deus resultam em bênçãos.

Julgamento e Misericórdia de Deus: As serpentes venenosas representam o julgamento de Deus sobre o pecado e a murmuração. A serpente de bronze simboliza a misericórdia e a provisão de Deus para a redenção.

Liderança e Intercessão de Moisés: Moisés, como líder e intercessor, desempenha um papel crucial, orando por seu povo e seguindo as instruções divinas, exemplificando a liderança piedosa.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo:
A serpente de bronze é um símbolo profético de Jesus Cristo. Assim como os israelitas foram curados ao olhar para a serpente (Números 21:9), Jesus, elevado na cruz, traz salvação a todos que Nele creem (João 3:14-15). Esta passagem estabelece um paralelo direto entre o ato de Moisés e a crucificação de Cristo.

Aplicação Prática:
Este capítulo nos ensina sobre a importância da fé em Deus, mesmo em tempos de adversidade. A murmuração diante das dificuldades pode levar a consequências negativas, mas o arrependimento e a busca por Deus trazem cura e restauração. 

Pergunta para reflexão: Como posso demonstrar maior confiança em Deus diante dos desafios da minha vida?

Versículo-chave:
"Então Israel cantou esta canção: 'Brote água, ó poço! Cantem a seu respeito'" - Números 21:17 NVI.

Sugestão de esboços
Esboço Temático: A Jornada da Fé
Voto e Vitória sobre Arade (v. 1-3)
Desafio e Dependência no Deserto (v. 4-9)
Conquista e Confiança em Deus (v. 21-35)

Esboço Expositivo: De Arade a Basã - Um Caminho de Vitórias
Confronto com o Rei Cananeu (v. 1-3)
A Provação das Serpentes e a Salvação (v. 4-9)
O Desafio dos Reis Amorreus (v. 21-35)

Esboço Criativo: De Desafios a Triunfos
O Cativeiro Transformado em Cântico (v. 1-3)
Veneno em Bênção: Olhar para a Salvação (v. 4-9)
De Fronteiras Hostis a Terras Conquistadas (v. 21-35)

Perguntas
1. Quem era o rei que lutou contra Israel após saber da rota que seguiam? (Números 21:1)
2. Qual voto Israel fez ao SENHOR em relação ao povo cananeu? (Números 21:2)
3. Qual foi a consequência para os cananeus após o voto de Israel? (Números 21:3)
4. Por qual caminho Israel partiu do monte Hor? (Números 21:4)
5. Quais foram as queixas do povo de Israel contra Deus e Moisés no deserto? (Números 21:5)
6. Como o SENHOR reagiu às queixas do povo? (Números 21:6)
7. O que o povo de Israel fez após ser atacado pelas serpentes? (Números 21:7)
8. Qual foi a instrução de Deus a Moisés para curar os mordidos pelas serpentes? (Números 21:8)
9. O que acontecia com quem olhava para a serpente de bronze feita por Moisés? (Números 21:9)
10. Para onde Israel se mudou após deixar Obote? (Números 21:10-11)
11. Qual era a localização de Ijé-Abarim em relação a Moabe? (Números 21:11)
12. Onde Israel acampou após deixar Ijé-Abarim? (Números 21:12)
13. Qual rio marca a fronteira entre Moabe e os amorreus? (Números 21:13)
14. O que se menciona no Livro das Guerras do SENHOR? (Números 21:14-15)
15. O que Deus prometeu a Israel em Beer? (Números 21:16)
16. Qual cântico Israel cantou sobre o poço em Beer? (Números 21:17)
17. Quais foram as próximas paradas de Israel após deixarem o deserto? (Números 21:18-20)
18. O que Israel pediu a Seom, rei dos amorreus? (Números 21:21-22)
19. Qual foi a resposta de Seom ao pedido de Israel? (Números 21:23)
20. Qual foi o resultado da batalha entre Israel e Seom? (Números 21:24)
21. Quais cidades foram habitadas por Israel após derrotarem Seom? (Números 21:25)
22. Que cidade Seom havia conquistado dos moabitas anteriormente? (Números 21:26)
23. O que os poetas dizem sobre Hesbom e Seom? (Números 21:27-28)
24. Qual foi o destino do povo de Quemos, segundo o texto? (Números 21:29)
25. Quais cidades foram destruídas por Israel após a derrota de Hesbom? (Números 21:30)
26. Onde Israel se estabeleceu após a conquista dos amorreus? (Números 21:31)
27. Qual foi a ação de Moisés em relação a Jazer? (Números 21:32)
28. Quem era Ogue e o que ele fez quando Israel se aproximou? (Números 21:33)
29. Como Deus encorajou Moisés na batalha contra Ogue, rei de Basã? (Números 21:34)
30. Qual foi o resultado da batalha contra Ogue e seu povo? (Números 21:35)
31. Como o relato da batalha de Israel contra o rei de Arade se alinha com o padrão geral de conflitos israelitas durante a jornada pelo deserto? (Números 21:1-3)
32. Qual pode ser a significância teológica do povo de Israel ter se tornado impaciente no caminho após partir do monte Hor? (Números 21:4)
33. Que paralelo pode ser traçado entre as queixas do povo em Números 21:5 e outros episódios de descontentamento israelita no deserto?
34. Em Números 21:6, qual é o simbolismo das "serpentes abrasadoras" enviadas pelo SENHOR?
35. Considerando o contexto bíblico mais amplo, como a resposta de Moisés às queixas do povo em Números 21:7 se compara às suas reações anteriores diante das reclamações de Israel?
36. Qual é a relevância da serpente de bronze como símbolo de salvação em Números 21:8-9, especialmente à luz de sua menção no Novo Testamento?
37. Os locais mencionados em Números 21:10-20 têm alguma significância histórica ou simbólica adicional na jornada de Israel?
38. Em Números 21:21-23, como a negativa de Seom em permitir a passagem de Israel reflete a política regional naquela época?
39. Qual a possível razão para a inclusão do "Livro das Guerras do SENHOR" em Números 21:14-15 e o que isso revela sobre a perspectiva israelita da guerra?
40. A canção sobre o poço em Beer, em Números 21:17-18, oferece alguma percepção sobre a cultura ou crenças dos israelitas na época?
41. Como a vitória de Israel sobre Seom em Números 21:24-25 se relaciona com a promessa de Deus sobre a terra prometida?
42. Qual é a importância de Hesbom, mencionada em Números 21:26-28, na história e na teologia israelitas?
43. Em Números 21:29, como a referência ao "povo de Quemos" se encaixa no contexto religioso e cultural mais amplo da região?
44. A estratégia militar de Israel em Números 21:30-31 fornece algum insight sobre suas táticas de guerra ou liderança sob Moisés?
45. A descrição da batalha contra Ogue em Números 21:33-35 sugere algo sobre a percepção israelita de seus inimigos e de Deus como guerreiro?
46. Qual é o significado da resistência do rei de Arade ao avanço de Israel? (Números 21:1)
47. Como o voto de Israel ao SENHOR em Números 21:2 reflete sua dependência de Deus em conflitos?
48. Qual é a importância do caminho que Israel tomou a partir do monte Hor, mencionado em Números 21:4?
49. De que forma as queixas do povo em Números 21:5 se assemelham ou diferem de suas reclamações anteriores durante a jornada?
50. Qual é o simbolismo e a lição por trás da punição de Deus com serpentes abrasadoras em Números 21:6?

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: