Êxodo 34 - Novas Tábuas da Lei, a Renovação da Aliança e o Rosto Resplandecente de Moisés

O capítulo 34 do livro de Êxodo narra um período de renovação e reafirmação da aliança entre Deus e os israelitas após o incidente do bezerro de ouro. 

Neste capítulo, Moisés recebe novas tábuas da lei, e Deus revela Seus atributos e reitera os mandamentos fundamentais para Seu povo.

Deus ordena a Moisés que talhe duas novas tábuas de pedra, semelhantes às primeiras que foram quebradas, e sobe novamente ao Monte Sinai. 

Esta ação simboliza a restauração da aliança que fora rompida pelo povo. Deus, em Sua misericórdia, está disposto a renovar a relação com Israel, apesar de sua desobediência.

No Monte Sinai, Deus Se revela a Moisés, proclamando Seu próprio nome e descrevendo Seus atributos: compassivo, misericordioso, paciente, cheio de amor e fidelidade. 

Ao mesmo tempo, Deus também afirma que não deixará de punir o culpado, mantendo um equilíbrio entre misericórdia e justiça.

A resposta de Moisés é de humildade e adoração. Ele reconhece a necessidade da presença de Deus para o povo e implora por Seu perdão e aceitação. Moisés entende que sem Deus, Israel não é nada.

Deus responde fazendo uma nova aliança com Moisés e Israel, prometendo realizar maravilhas e expulsar as nações da terra prometida. 

No entanto, Ele adverte sobre os perigos da idolatria e da associação com os povos pagãos, enfatizando a necessidade de destruir seus altares e não adotar suas práticas.

Os mandamentos dados por Deus incluem ordens sobre a adoração, como a celebração das festas dos pães sem fermento, das semanas e do encerramento da colheita. Estes festivais servem para lembrar ao povo de Israel os atos poderosos de Deus e sua dependência d'Ele.

Outros mandamentos dados incluem leis sobre os primogênitos, a proibição de cozinhar um cabrito no leite da própria mãe, e a oferta dos primeiros frutos. 

Estes mandamentos são práticos, mas também têm um significado simbólico profundo, relacionado à santidade e à separação para Deus.

Moisés passa quarenta dias e quarenta noites no monte sem comer nem beber, evidenciando a seriedade e a profundidade de sua comunhão com Deus. 

Ele escreve nas tábuas as palavras da aliança, os Dez Mandamentos, sinalizando a renovação do compromisso do povo com a lei de Deus.

Quando Moisés desce do monte, seu rosto resplandece devido à sua comunhão com Deus. Esse brilho no rosto de Moisés é uma manifestação física da presença de Deus e da santidade. 

O povo de Israel, assustado inicialmente, é encorajado por Moisés a se aproximar, e ele lhes transmite os mandamentos de Deus.

Moisés começa a usar um véu após falar com Deus para cobrir o brilho de seu rosto, simbolizando talvez a distância entre a santidade de Deus e a condição humana. 

O véu é removido sempre que Moisés retorna para falar com Deus, indicando uma relação direta e sem barreiras com o divino.

Este capítulo é crucial na narrativa do Êxodo, pois marca a restauração da aliança entre Deus e Israel após um período de grande tensão e incerteza. 

Ele destaca a misericórdia e a fidelidade de Deus, a liderança e mediação de Moisés, e o compromisso renovado do povo de Israel em seguir os caminhos de Deus. 

A história sublinha a ideia de que, apesar das falhas humanas, Deus permanece fiel e disposto a renovar Sua aliança com aqueles que se voltam para Ele com arrependimento e fé.

Contexto Histórico e Cultural
Este capítulo ocorre no contexto da jornada de Israel pelo deserto e sua formação como uma nação sob a lei e a liderança de Deus. 

A renovação da aliança e a ênfase nas leis e mandamentos refletem a preocupação contínua de Deus em moldar Israel como um povo separado e dedicado a Ele, distinto em suas práticas religiosas e morais das nações ao redor.

Temas Principais
Renovação da Aliança: A renovação da aliança e a restauração das tábuas da Lei simbolizam o perdão de Deus e Sua contínua fidelidade ao Seu povo, apesar de sua falha.

Natureza e Caráter de Deus: A proclamação de Deus sobre Si mesmo ressalta Sua misericórdia, paciência e fidelidade, bem como Sua justiça e compromisso com a retidão.

Santidade e Obediência: As leis adicionais estabelecem padrões claros para a adoração, a prática social e a moralidade, reforçando a chamada de Israel à santidade e à separação das práticas pagãs.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo
Cristo, a Manifestação da Glória de Deus: Assim como Moisés refletiu a glória de Deus, Jesus Cristo é descrito no Novo Testamento como a expressão definitiva da glória e natureza de Deus (Hebreus 1:3).

Nova Aliança em Cristo: O Novo Testamento apresenta Jesus como o mediador de uma nova e melhor aliança, cumprindo e transcendendo a Lei mosaica (Hebreus 8:6).

Aplicação Prática
Busca pela Santidade: Assim como Israel foi chamado a viver de acordo com os mandamentos de Deus, os cristãos são chamados a buscar a santidade e viver de maneira que honre a Deus.

Refletindo a Glória de Deus: A transformação de Moisés nos desafia a considerar como nossas vidas podem refletir a glória e o caráter de Deus para os outros.
Versículo-chave

Êxodo 34:6-7 (NVI): "E passou diante de Moisés, proclamando: 'Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado.'"

Sugestão de Esboços

Esboço Temático: A Renovação da Aliança
A. A Restauração das Tábuas da Lei (v.1-4)
B. A Revelação do Caráter de Deus (v.5-7)
C. Os Mandamentos Adicionais (v.10-28)

Esboço Expositivo: Aspectos da Aliança Renovada
A. Preparação e Encontro no Sinai (v.1-5)
B. Deus Declara Sua Natureza (v.6-7)
C. Instruções e Responsabilidades do Povo (v.11-26)

Esboço Criativo: Encontros Transformadores com Deus
A. Tábuas Reconstruídas: Recomeço e Esperança (v.1-4)
B. Encontro com a Glória: Reflexão e Mudança (v.29-35)
C. Viver Sob a Aliança: Obediência e Distinção (v.10-17)

Perguntas
1. Quem Deus instruiu a cortar duas novas placas de pedra? (Êxodo 34:1)
2. Onde Moisés deveria estar no dia seguinte para se encontrar com Deus? (Êxodo 34:2)
3. Quem mais poderia subir o monte Sinai com Moisés? (Êxodo 34:3)
4. O que Moisés fez com as novas placas de pedra? (Êxodo 34:4)
5. Como o Senhor desceu para falar com Moisés? (Êxodo 34:5)
6. Quais características de Deus foram proclamadas diante de Moisés? (Êxodo 34:6-7)
7. Como Moisés reagiu à presença de Deus? (Êxodo 34:8)
8. O que Moisés pediu a Deus em relação ao povo? (Êxodo 34:9)
9. Que tipo de aliança Deus disse que faria com o povo de Israel? (Êxodo 34:10)
10. Quais povos Deus prometeu expulsar da terra prometida? (Êxodo 34:11)
11. Qual advertência Deus deu a Israel sobre fazer acordos com os habitantes da terra? (Êxodo 34:12)
12. Que ações específicas Deus ordenou a Israel em relação à adoração pagã na terra prometida? (Êxodo 34:13)
13. Por que Deus se descreve como um "Deus Exigente"? (Êxodo 34:14)
14. Quais eram as preocupações de Deus sobre os israelitas fazerem acordos com os habitantes da terra? (Êxodo 34:15-16)
15. Quais instruções Deus deu sobre a fabricação de ídolos? (Êxodo 34:17)
16. Como os israelitas deveriam celebrar a Festa dos Pães sem Fermento? (Êxodo 34:18)
17. O que Deus disse sobre o primeiro filho e os primeiros filhotes machos dos animais? (Êxodo 34:19-20)
18. Qual era a instrução de Deus sobre o sétimo dia? (Êxodo 34:21)
19. Quais festas Deus ordenou que Israel celebrasse? (Êxodo 34:22)
20. Quantas vezes por ano os homens israelitas deveriam adorar a Deus? (Êxodo 34:23)
21. Que promessa Deus fez sobre a terra de Israel durante as festas? (Êxodo 34:24)
22. Quais instruções Deus deu sobre as ofertas sacrificiais? (Êxodo 34:25)
23. O que Deus disse sobre cozinhar um cabrito no leite da própria mãe? (Êxodo 34:26)
24. Quais foram as instruções finais de Deus a Moisés sobre as palavras da aliança? (Êxodo 34:27)
25. Por quanto tempo Moisés ficou no monte com Deus? (Êxodo 34:28)
26. Como o rosto de Moisés ficou após falar com Deus? (Êxodo 34:29)
27. Qual foi a reação do povo e de Arão ao ver o rosto de Moisés? (Êxodo 34:30)
28. O que Moisés fez após falar com Arão e os líderes? (Êxodo 34:31-32)
29. O que Moisés fazia com o véu que cobria seu rosto? (Êxodo 34:33-35)
30. Como as instruções de Deus para não fazer acordos com os habitantes da terra refletem sua preocupação com a pureza espiritual de Israel? (Êxodo 34:12-16)
31. Qual é a importância da renovação da aliança e das tábuas da Lei? (Êxodo 34:1, 27-28)
32. Como as leis sobre festas e sábados ajudam a moldar a identidade e a prática religiosa de Israel? (Êxodo 34:18, 21-23)
33. Por que Deus enfatiza a necessidade de Israel ser diferente dos povos ao seu redor? (Êxodo 34:14-17)
34. Qual é o significado do rosto de Moisés brilhar após encontrar-se com Deus? (Êxodo 34:29-30)
35. Como a presença de Deus manifestada em uma nuvem e falando com Moisés influencia a liderança de Moisés? (Êxodo 34:5)
36. De que maneira a reação de Moisés à revelação do caráter de Deus exemplifica a adoração adequada? (Êxodo 34:8)
37. Como as instruções dadas sobre os primeiros frutos e os primeiros nascidos refletem a soberania de Deus sobre a criação? (Êxodo 34:19-20, 26)
38. De que forma a exigência de Deus de destruir os altares pagãos demonstra sua santidade e oposição à idolatria? (Êxodo 34:13)
39. Por que Deus exigiu que os homens israelitas se apresentassem diante dele três vezes ao ano? (Êxodo 34:23)
40. Qual é o impacto da promessa de Deus de expandir o território de Israel e protegê-lo durante as festas? (Êxodo 34:24)
41. Como a instrução de não cozinhar um cabrito no leite da mãe reflete a preocupação de Deus com as práticas éticas e simbólicas? (Êxodo 34:26)
42. Qual é a importância de Moisés jejuar durante os 40 dias e 40 noites no monte Sinai? (Êxodo 34:28)
43. Por que Moisés cobria seu rosto com um véu após falar com Deus? (Êxodo 34:33-35)
44. Como a revelação do nome de Deus e suas características influencia o entendimento de Israel sobre Deus? (Êxodo 34:6-7)
45. De que forma a renovação da aliança entre Deus e Israel após o incidente do bezerro de ouro demonstra a misericórdia de Deus? (Êxodo 34:10)
46. Qual é o significado de Deus passar diante de Moisés e proclamar seu nome e atributos? (Êxodo 34:6)
47. Como a proibição de fazer deuses de metal reflete a soberania de Deus e a proibição da idolatria? (Êxodo 34:17)
48. De que maneira as festas ordenadas por Deus reforçam a memória coletiva e a gratidão de Israel pelas ações de Deus? (Êxodo 34:18, 22)
49. Como a exigência de Deus para que ninguém apareça diante dele sem uma oferta reflete a necessidade de reverência e sacrifício na adoração? (Êxodo 34:20)
50. Como a renovação das tábuas da Lei no monte Sinai reforça a autoridade e a permanência dos mandamentos de Deus? (Êxodo 34:1, 28)

Clique aqui para voltar ao índice ou navegue:

Êxodo 01
Israel cresce no Egito / Faraó oprime Israel

Êxodo 02

Êxodo 03

Êxodo 04

Êxodo 05

Êxodo 06

Êxodo 07

Êxodo 08

Êxodo 09

Êxodo 10

Êxodo 11

Êxodo 12

Êxodo 13

Êxodo 14

Êxodo 15

Êxodo 16

Êxodo 17

Êxodo 18

Êxodo 19

Êxodo 20

Êxodo 21

Êxodo 22

Êxodo 23

Êxodo 24

Êxodo 25

Êxodo 26

Êxodo 27

Êxodo 28

Êxodo 29

Êxodo 30

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: