Uma história de fé e milagre


Marcos 10:46-52

Introdução:
Nesta passagem, vemos uma narrativa envolvendo três personagens: Jesus, o cego e a multidão. Podemos aprender muito com suas atitudes e comportamentos.


I. A atitude do cego


A. O cego estava sujeito a uma grande necessidade, sua cegueira o privava de um dos sentidos mais importantes: a visão.

B. Assim como a cegueira física, há uma cegueira espiritual que priva a pessoa de ver as coisas de Deus e dificulta a vida cristã.

C. O cego sentiu a sua necessidade e desejou ardentemente a cura, tendo fé que Jesus poderia salvá-lo.

D. Ele começou a clamar e pedir misericórdia, mostrando uma atitude de fé e perseverança.

Ilustração:
Imagine uma pessoa perdida em uma floresta, incapaz de encontrar o caminho de volta para casa. Essa pessoa pode ser comparada a alguém que sofre de cegueira espiritual, incapaz de encontrar o caminho para Deus e para uma vida plena.

Texto bíblico: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6

II. A atitude da multidão


A. A grande maioria da multidão não sentia em si qualquer necessidade de cura e era indiferente à situação do cego.

B. Eles acharam que a energia e a importunidade do cego eram demais e o repreenderam.

C. No entanto, o cego não se deixou impedir pela multidão.

Ilustração:
Assim como a multidão que impedia o cego, muitas vezes nos deixamos levar pela indiferença e não percebemos o sofrimento e as necessidades dos outros.

Texto bíblico: "E, se o teu irmão tiver necessidade de roupa, e lhe faltar mantimento quotidiano, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhe derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?" Tiago 2:15-16

III. A atitude de Cristo


A. Jesus parou na sua última viagem a Jerusalém, pouco antes de sua crucificação, escutou o pedido do cego e mandou chamá-lo.

B. Ele perguntou: "Que queres que te faça?"

C. O cego pediu para recuperar a sua visão, desejo que Jesus prontamente atendeu.

Ilustração:
Assim como Jesus se importou com a necessidade do cego e prontamente o ajudou, Ele também está pronto para ajudar aqueles que clamam por Sua ajuda.

Texto bíblico: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Romanos 10:13

Conclusão:

Assim como o cego, precisamos reconhecer nossa necessidade de cura espiritual e clamar por misericórdia a Jesus. Precisamos também nos importar com as necessidades dos outros e estar prontos para ajudar. E, por fim, confiar que Jesus é capaz de nos curar e nos ajudar em todas as nossas necessidades.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: