Meio cheio ou meio vazio?


Leitura Bíblica: Filipenses 4.4-7
Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista (Pv 3.21).

Sempre uma boa comparação nos ajuda a entender melhor as coisas. Para podermos refletir sobre a maneira que encaramos a vida, não lembro expressão melhor do que a pergunta “copo meio cheio ou meio vazio?” 

A resposta a esta pergunta revela se nosso foco está mais nas coisas que dão certo ou se nossa visão está mais nos problemas e no que está errado em nossa vida. 

A psicóloga Mariana Romão escreveu um artigo sobre isso que dizia:

“A personalidade de uma pessoa tem aspectos estáveis, relativamente fixos. No entanto, quando você se dispõe a questionar os pontos de vista negativos, que estão enrijecidos pela sua experiência de vida, é possível realizar alguma mudança! 

Comece sua busca pelo lado positivo. Tenha em mente que há espaço em você para que as coisas ao seu redor ganhem uma tonalidade mais bonita. Veja mais oportunidades, mas sem deixar de enxergar os riscos”.

O conselho de Mariana é muito positivo. 

Devemos enxergar a realidade dos fatos, não ignorar os problemas, o que é feio e errado, mas também, ao mesmo tempo, devemos enxergar as coisas boas e positivas que estão presentes até nos piores momentos.

Cada um de nós tem uma visão diferente dos acontecimentos e das pessoas. Interpretamos de forma diferente uma mesma coisa. Edmund Wilson, disse: “duas pessoas nunca leem o mesmo livro”. 

A percepção, cultura e entendimento de cada pessoa é diferente. E o livro realmente acaba se tornando diferente para cada leitor. 

Assim é a vida. Todos nós temos visões de mundo. A única coisa que pode nos fazer ter maior equilíbrio é Deus. Em comunhão com Deus temos nossos olhos abertos para a verdade. 

Usando as lentes do evangelho o mundo fica mais bonito. Um cristão tem muitas razões para ser feliz. Através da Palavra de Deus temos um ângulo de visão especial. E nesta visão da parte cheia, das coisas boas presentes, temos motivação para caminhar.

Neste momento muitas coisas boas estão acontecendo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: