Ansiedades da vida


Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros (Ec 11.10).

Momentos de ansiedade e preocupação são muito comuns em todas as pessoas. 

A palavra ansiedade, no grego, significa estrangulamento e se relaciona a tirar o oxigênio, apertar o pescoço, sufocar. Jesus disse que a ansiedade é inútil, pois não podemos acrescentar um único côvado à nossa existência. Disse também que a ansiedade é prejudicial, pois basta ao dia o seu próprio mal. 


Ansiedade é ocupar-se no presente de um problema futuro. Jesus disse que a ansiedade é um sinal de incredulidade, pois os gentios que não conhecem a Deus é que se preocupam com o dia de amanhã, acerca do que vão comer, beber ou vestir. Vencemos a ansiedade quando adoramos a Deus, fazendo-lhe petições e súplicas, com ações de graças. 


O resultado dessa atitude é que a ansiedade vai embora e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, vem habitar em nossa mente e em nosso coração (Hernandes Dias Lopes). 

Vários salmistas declaram passar por este momento de estrangulamento. 

No Salmo 38.8, Davi diz: “Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração”. 

Percebemos que, mesmo passando por este estado de aguda ansiedade, ele não perde a consciência de que Deus conhece sua dor. “Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta” (Sl 38.9). 

Ele ainda encontra forças para clamar ao Senhor por ajuda: “Apressa-te em socorrer- me, Senhor, salvação minha” (Sl 38.22). Encontramos também no Salmo 94.19 um testemunho de livramento. 

O salmista diz: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma”. O salmista atribui seu livramento ao amor leal de Deus por ele.

Que possamos lançar sobre Deus a nossa ansiedade (1 Pe 5.7), ele cuidará de nós, como já tem cuidado. Busque o Senhor e obterá resposta. Deus nos livre de todos os nossos temores.

Não andeis ansiosos por coisa alguma.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: