As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Deus presente no sofrimento


E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos (Sl 105.43).

Deus nunca nos abandona. É certo que nas horas que mais precisamos podemos contar com ele. Deus é o único que nunca nos deixa. 

Saber disto é muito importante. É confortante saber que não estamos sozinhos e nunca seremos desamparados. 

Mas por que sofremos? 

Vejo o sofrimento como uma das maneiras pelas quais Deus atrai nossa atenção. (C. S. Lewis) 


Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossa dor: ela é seu megafone para despertar um mundo surdo (Elizabeth Elliot). 

É no sofrimento que notamos mais a presença de Deus. Que conversamos com ele. Que exercitamos e fortalecemos a nossa fé. Quem se afasta de Deus na hora da dor talvez nunca esteve com ele realmente. Deus nos proporciona alegria sempre.

Outra questão muito importante é que o sofrimento não pode ser para o cristão sinônimo de desespero. Sofrer traz tristeza, medo e desânimo. Isso é natural. Mas a presença de Deus e a segurança de sua direção promovem paz, mesmo em meio ao sofrimento. 

Até a alegria pode ser desfrutada no sofrimento. Uma alegria pura, muitas vezes, mais intensa do que a alegria do riso fácil. 

Janet Erskine Stuart disse: ‘Alegria não é ausência de sofrimento, mas a presença de Deus’. Foi isso que o salmista descobriu no vale da sombra da morte. Você se lembra, ele disse: Não temerei mal algum. 


Ora, o salmista não era ingênuo o bastante para dizer: eu não temerei mal algum, pois não existe mal algum. Existe, sim. 


Vivemos num mundo mau, despedaçado, deturpado, caído, distorcido. O que ele disse? Não temerei mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (Elizabeth Elliot).

Com Deus, vencemos o medo, na sua presença temos direção e também alegria. Conseguimos aproveitar o dia, viver, prosseguir, mesmo em meio aos temporais da vida. 

Deus está presente e ele nos ama. Deus cuida de nós. À sombra de suas asas encontramos segurança. O caminho do Senhor é seguro.

Comentários