O que é um sábio?



Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos (Pv 8.12). 

Um jovem soube que perto de sua casa morava um sábio e foi visitá-lo. Encontrando com ele, perguntou: - Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher? 

- Não - respondeu o sábio, mas conseguiria me controlar. 

O jovem continua: - E se descobrisse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras? 

- Não, mas conseguiria me controlar para deixá-lo onde estavam, responde o sábio. 

O jovem então pergunta: - E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais? 

Com tranquilidade, ele respondeu: - Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia. 

Naquela noite, ao voltar para casa, falou aos seus amigos: Vou lhes explicar o que é um sábio. É aquele que, mesmo quando tentado, consegue controlar as suas paixões. 

Esta é uma boa definição de sabedoria. Sábio é aquele que controla suas paixões. Um homem sábio é um homem prudente. Não toma decisões precipitadas. “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal" (Pv 14.16). 

O coração sábio procura o conhecimento, procura a verdade e segue os ensinos da Palavra de Deus. A sabedoria de uma pessoa não pode ser medida apenas por sua cultura e conhecimento. A grande sabedoria está em realmente temer a Deus e por isso conseguir alcançar o domínio próprio, controlando as suas paixões. 

Como disse Salomão: "O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7). 

Quem não busca andar nos caminhos de Deus é chamado de louco. É ignorante, mesmo se for alguém com grande cultura. Busquemos viver em sabedoria. 

Busquemos a Deus. “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento" (Pv 2.6). Que através da comunhão com Deus possamos cada vez mais controlar as nossas paixões. “Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá” (Pv 4.6). 

A sabedoria é um grande tesouro.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: