Reação às adversidades


Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo - Salmos 27.5

É fato que várias pessoas passando pela mesma adversidade reagem diferente. Uma ilustração conta que certa vez a filha de um cozinheiro estava se queixando de como as coisas estavam difíceis para ela. O pai levou a filha até a cozinha, encheu três panelas com água e colocou para ferver. 

Numa panela ele colocou cenouras, em outra, colocou ovos e, na última, pó de café. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o fogo. Pegou as cenouras e colocou numa tigela. Retirou os ovos e colocou em outra tigela. Então, pegou o café com uma concha e colocou numa xícara. 

Ele pediu que a filha experimentasse as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. 

Depois, ele pediu que a filha pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, ao retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele pediu que ela tomasse um gole do café. Ela provou do café e achou saboroso. 

E o cozinheiro explicou: - Cada um deles enfrentou a mesma adversidade: água fervendo. Mas a forma como cada um reagiu foi diferente. 


A cenoura entrou forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil. 

Os ovos eram frágeis. Sua casca fina protegia o líquido interior. Mas, depois de terem sido fervidos, seu conteúdo se tornou mais duro. O pó de café, contudo, é incomparável. 

Depois que foi colocado na água fervente, mudou a água. Em nossa vida, sempre estamos passando por adversidades. Como você responde quando está num ambiente adverso? 

Precisamos aprender a nos adaptar às circunstâncias, para que, no lugar de sermos atingidos por elas, possamos enfrentá-las seguindo adiante. 

Mas, independente dos problemas, tenhamos confiança. Deus sempre indicará o melhor caminho a seguir. Fortalecidos no Senhor sempre estaremos em segurança. O Senhor jamais abandona os que o buscam.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: