Iniciativa


Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria
2 Coríntios 8.3 

Certa vez, fazia muito calor na sala de aula de uma faculdade. O professor, no entanto, não tomava nenhuma iniciativa para ligar o ar-condicionado. Os alunos começaram a reclamar do calor. 

De repente, uma aluna disse em voz alta, muito educadamente: 

- Por favor, professor, o senhor poderia ligar o ar-condicionado? Imediatamente o professor se levantou e ligou o aparelho. Os alunos mexeram com a colega chamando-a de a queridinha do professor. 

O professor olhou para a turma e falou:

- Não é nada disso. Ela apenas foi a única que me pediu. Todos vocês preferiram ficar parados, sem demonstrar nenhuma iniciativa para solucionar o problema. 

Existem muitos problemas que poderiam ser resolvidos simplesmente por uma pequena atitude. A falta de iniciativa é muito comum. Já parou para pensar que uma lâmpada que queimou pode ficar mais de um ano sem ser trocada. 


Um tapete pode ficar meses sem ser lavado. Uma lanterna de freio queimada de um carro pode demorar muito para ser trocada. Viu como coisas simples, que poderiam ser resolvidas por uma pequena iniciativa, acabam gerando transtornos?

Sem contar que, muitas vezes ficamos reclamando dos problemas, reclamamos que ninguém faz nada, mas não fazemos nada também. Só sabemos criticar, sem tomar qualquer iniciativa. 

Não são somente as tarefas domésticas ou do nosso trabalho que devem ser realizadas com iniciativa. Devemos agir assim em todas as áreas de nossa vida. Por exemplo, falta muita iniciativa em ajudar o próximo. 

Encontramos em nosso texto base o exemplo de Tito que levou a coleta que Paulo havia feito para ajudar os crentes necessitados da Judéia. 

Paulo diz que Tito fez isso com muito entusiasmo e por iniciativa própria. No lugar de ficar esperando as coisas acontecerem, que possamos tomar a iniciativa e participar dos acontecimentos. 

A vida deve ser vivida dia a dia com entusiasmo e alegria.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: