Por que Deus não deixa você sofrer sozinho - Reflexão Bíblica sobre o Consolo

Pessoa recebendo apoio e consolo divino em meio ao sofrimento
"O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces." (1 Pedro 5.10)

Acredito que todos nós temos muitas experiências do consolo divino. Momentos difíceis que somos presenteados com a graça, o alívio, a paz do consolo de Deus.

Até mesmo quando o motivo de nossa aflição está relacionado às nossas decisões erradas, podemos ver o consolo da misericórdia e amor de Deus presente.

O alívio que vem das promessas divinas

Como disse Deus, por intermédio do profeta Isaías: “Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo” (Is 57.18).

O simples fato de olharmos para as promessas de Deus já nos dá alívio em meio ao turbilhão da dor. “Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida” (Sl 119.50).

Geralmente, a forma que Deus usa para nos consolar é através das pessoas que estão próximas de nós. Só o fato de saber que não estamos sofrendo sozinhos já é um consolo. E poder recorrer a ajuda de quem já passou pelo mesmo problema que enfrentamos é uma atitude sábia (1 Pe 5.9).

O propósito de sermos consolados

Isso é muito bom. E tudo que é bom deve ser compartilhado. Como disse Paulo, Deus nos consola para que possamos também consolar os outros. Existe um propósito mais amplo no conforto divino em nossa vida.

O Rev. Aldei Soares Vieira disse muito bem:

Todas as vezes que Deus permite que passemos por momentos difíceis, seja por perseguições ou privações e até mesmo enfermidades, ele nos oferece o consolo de muitas formas. Contudo, ao recebermos da parte dele o consolo, automaticamente tornamo-nos responsáveis em oferecê-lo da mesma forma àqueles que também estão passando por momentos semelhantes ao que passamos. Por isso somos conclamados a consolar os que passam por tribulações com o mesmo consolo que recebemos em nossas tribulações.

Compartilhe seu consolo. Aproximando-se, aconselhando e ajudando os que sofrem. Sejamos parceiros no sofrimento e no livramento.

Autor: Hebert Gonçalves

Postagem Anterior Próxima Postagem
Instalar Hinário Presbiteriano no Celular Instalar Hinário Presbiteriano no Celular