A incrível reunião na carpintaria que salvou a oficina - Ilustração para Pregação sobre Trabalho em Equipe

Conjunto de ferramentas de carpintaria representando união e cooperação
Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará - João 12.26

Contam que numa carpintaria houve uma vez uma estranha reunião. Foi uma reunião entre ferramentas, para acertar suas diferenças.

O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava o tempo todo dando golpes.

O martelo assumiu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir qualquer coisa.

O parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera ao tratar dos demais atritos.

A lixa acatou a decisão, mas com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse ele o único perfeito.

As mãos do grande Carpinteiro

Nesse momento o carpinteiro entrou, juntou o material e começou a trabalhar. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel.

Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembleia retomou a discussão. Foi então que o serrote pediu a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes. Assim, proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes.

Valorizando o melhor de cada um

Como este carpinteiro, precisamos aprender a valorizar as qualidades de cada pessoa. No de lugar ficarmos buscando por defeitos uns nos outros, precisamos encontrar a melhor forma de trabalhar juntos, aproveitando o melhor de cada um.

Todos nós temos defeitos que devem ser cuidados. Não devemos ignorar os defeitos dos outros, mas também não devemos viver criticando negativamente e aumentando as falhas dos outros.

Que possamos fazer o melhor possível da nossa parte no serviço de Deus. Que junto com outras pessoas, Deus venha a realizar sua obra.

Ressalte os aspectos positivos das pessoas.

Autor: Hebert Gonçalves

Postagem Anterior Próxima Postagem
Instalar Hinário Presbiteriano no Celular Instalar Hinário Presbiteriano no Celular