Justiça injusta


Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir (Tg 4.12a).

Acreditar em justiça em um mundo que até a própria justiça é injusta é uma ilusão. Quero ilustrar este pensamento com as palavras do cantor Valter Júnior. Ele disse:

“Uma das coisas que tive maior dificuldade para entender quando estudei Direito foi que Direito não é igual a justiça. Cumpre-se o Direito, mas nem sempre com isso se alcança a justiça. O que nos leva a concordar com a máxima de que a justiça dos homens é falha. Quanto aos operadores do Direito, cabe-lhes fazer o seu trabalho mesmo sabendo que com isso nem sempre a justiça será feita. Imagine um caso que terminou sem condenação porque as testemunhas não quiseram depor ou prazos foram descumpridos. O Direito define o fim da ação e diz que fez o seu trabalho, mas a justiça não foi feita. Bom seria se houvesse empenho para se aperfeiçoar as leis de modo a estarmos com elas mais próximos da justiça”. 

Se as leis são falhas a justiça não será feita. Sempre existirão pessoas mal intencionadas em procurar brechas e imperfeições nas leis para fazer o mal. 

Ao contrário da justiça humana, devemos acreditar na justiça divina. Deus é o justo juiz. A justiça de Deus não falha, nem tarda, como alguns dizem. 



A vida neste mundo, diante de tamanha imperfeição, crises, maldades, exige de nós paciência. Por mais que queiramos “fazer justiça”, temos que entender que nem sempre ela será feita. Dificilmente ela será feita de forma completa e perfeita. 

Tiago diz: 
“Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor” (Tg 5.7a). A aparente demora da justiça incomoda muito. Só que a justiça não demora, ela tem o seu tempo certo. E este tempo se aproxima. “O Juiz já está às portas!” (Tg 5.9b).

Deus é fiel, ele governa sobre todas as coisas. Trará a luz todas as obras, julgará a todos com justiça. Aqueles que creem em Deus mediante a fé em Jesus serão justificados.

Os que viveram conforme a sua própria justiça serão condenados. Uma espera paciente trará colheita preciosa.

Por Hebert Gonçalves

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: