A existência de Deus (2)


A existência de Deus, embora seja negada por alguns, é fato. Tanto a intuição humana quanto a Bíblia testificam sobre essa realidade.

Na presente reflexão, mencionaremos três aspectos, propostos pelos estudiosos, que segundo Wayne Grudem argumentam favoravelmente a respeito da existência de Deus.

1. Aspecto cosmológico
Esse aspecto aponta para o fato de que o universo tem uma causa, isto é, somente veio a existir por conta de um fato desencadeador. Conforme já havíamos afirmado, o universo tem sua causa em Deus.

A Bíblia, em Gn 1.1, diz que “no princípio, criou Deus os céus e a terra”. O autor de Hebreus confirma isso ao escrever: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3).

2. Aspecto teleológico
Esse argumento se refere ao propósito para o qual todas as coisas foram criadas. De acordo com a Bíblia, a criação manifesta a glória de Deus. O salmista escreve: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19.1).

Paulo afirma que a divindade de Deus, bem como seu poder, igualmente se revelam por meio das coisas que foram criadas (Rm.1.20; leia também Rm 11.36; Cl 1.16).



3. Aspecto ontológico
Esse ângulo se reporta ao ser de Deus. O Senhor é infinitamente grande. Naturalmente, sendo Ele o Criador, sua criação lhe é inferior. Em Ne 9.5 lemos que a grandeza de Deus étamanha que nem mesmo o louvor de seu povo pode defini-Lo totalmente.

Assim lemos: “Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor” (Ne 9.5). A grandeza de Deus sobre os homens é igualmente descrita no Salmo 99.2 – “O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos”.

Conclusão
Certamente Deus existe, embora existam aqueles que negam essa verdade. Por outro lado, não são poucos os argumentos favoráveis à existência de Deus. Três deles demonstramos aqui, nomeadamente:o cosmológico, o teleológico e o ontológico.

Que tais argumentos tanto nos ajudem a compreender um pouco mais sobre o Senhor, como nos habilitem para que O anunciemos a todos os povos (Sl 96).

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: