Fala-se tanto em poluição. Não se abre um jornal sem que se encontre uma referência, ao menos, a esse fenômeno.
É poluição de toda espécie: do ar, da água, visual, sonora etc. As condições e a intensidade da poluição apresentam variedade no tempo e no espaço.
A pior forma de contaminação
Há, contudo, um tipo de poluição pior do que os citados acima. É uma poluição que não respeita limites, nem de tempo, nem de espaço.
Uma poluição de que falou o próprio Cristo quando disse:
"Porque do interior do homem é que saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios... todos esses males procedem de dentro do homem e contaminam o homem".
Salomão também afirmou que o coração do homem está cheio de maldade. Estamos falando da poluição mental.
A mente também pode ser poluída e essa poluição é a pior que existe porque contamina o homem no seu íntimo.
Os outros tipos de poluição contaminam apenas o físico que, mais dias menos dias, terá mesmo que se decompor.
O homem, contudo, tem de permanecer, pois foi criado à imagem e semelhança de Deus que é eterno.
Existe, porém, um recurso contra esse tipo de poluição: a chamada higiene mental.
O filtro divino para a nossa mente
Jesus usou esse recurso numa tentativa de auxiliar o homem, em seu magnífico sermão do monte: "olhai os lírios do campo... olhai as aves do céu".
Por que Ele não disse olhai as rosas? Para que o homem não fizesse associação com espinhos, que representam sofrimento e, por isso, elemento poluidor.
Por que Ele não disse olhai os corvos? Para que o homem não fizesse associação com rapina, com carniça, elementos também poluidores.
Lírios lembram copo-de-leite, brancura, pureza, sensibilidade. Aves lembram canários, patativas, rouxinóis e outras aves canoras, belas e delicadas.
Jesus sabia da facilidade que o homem tem de se preocupar com as coisas feias, poluidoras da vida.
Nenhum viajante para o seu carro à beira da estrada para apreciar um lago de águas azuis e claras onde nadam belos patos e marrecos, mas para o carro para ver um acidente onde há morte e destruição.
Há tanta coisa bela para ser observada. Há tantos pensamentos sadios, elevados e puros com que nos ocuparmos, com que ocuparmos a nossa mente.
Por que então poluirmos a nossa mente com pensamentos impuros, inconfessáveis?
A mente deve ser disciplinada pelo homem, bem como sua linguagem. Limpeza de mente revela limpeza de coração.
Aliás, Jesus já afirmara que serão bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Prezado leitor, se é que o tenho, despoluamos a nossa mente aceitando o conselho sábio do apóstolo Paulo:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai".
Isso é higiene mental. Esse é o mais poderoso recurso para a despoluição mental. Vale a pena experimentar!
Autor: Samuel Barbosa
