Hino 340 - Santa Comunhão


1. Disposta a mesa, ó Salvador,
Estás presente aqui!
Ministra o vinho, parte o pão,
Tipos, Jesus, de ti.

2. Juntos, lembramos tua cruz;
Por nós sofreste ali.
Por tua graça divinal,
Vivemos para ti.

3. Desperta, anima, enleva os teus,
Fazendo-os discernir
Que tu presente, ó Cristo, estás
Teu povo a dirigir.

4. Na Santa Ceia, ó grande Deus,
Buscamos comunhão
Contigo, nosso Benfeitor,
Com todo vero irmão.

5. Sabemos que regressarás
Em majestade e luz!
Juiz Supremo, eterno Rei,
Oh! Vem, Senhor Jesus! Amém

Ênfase do hino: O hino enfatiza a importância da Santa Ceia como momento de comunhão com Cristo e entre os irmãos. Ele destaca a lembrança da cruz e do sofrimento de Cristo por nós, e a graça divina que nos permite viver para Ele. O hino também exalta a expectativa da segunda vinda de Cristo como juiz supremo e eterno Rei.

Teologia do hino: O hino apresenta uma visão teológica da Santa Ceia como um momento de comunhão com Cristo e entre os irmãos. Ele enfatiza a importância de lembrar da cruz e do sofrimento de Cristo por nós, e a graça divina que nos permite viver para Ele. O hino também destaca a expectativa da segunda vinda de Cristo como juiz supremo e eterno Rei.

Textos bíblicos:
- Lucas 22:19-20 - "E, tomando um pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós".

- 1 Coríntios 11:26 - "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha".

- João 6:35 - "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede".

Metáforas e simbologia:
- "Tipos, Jesus, de ti": a simbologia representa o pão e o vinho como símbolos da presença de Cristo na Santa Ceia.

- "Desperta, anima, enleva os teus": a expressão representa a expectativa de que Cristo esteja presente na Santa Ceia, animando e enlevando os irmãos.

- "Juiz Supremo, eterno Rei": a metáfora representa a expectativa da segunda vinda de Cristo como juiz e rei supremo e eterno.

Aplicação prática: O hino nos desafia a valorizar a importância da Santa Ceia como momento de comunhão com Cristo e entre os irmãos. Ele nos incentiva a lembrar da cruz e do sofrimento de Cristo por nós, e a viver para Ele por meio da graça divina. Além disso, o hino nos lembra da expectativa da segunda vinda de Cristo como juiz supremo e eterno Rei, nos motivando a viver em santidade e esperança.

Quando cantar: Este hino é apropriado para ser cantado em momentos de celebração da Santa Ceia, em cultos de adoração, ou em momentos de reflexão sobre a importância da comunhão com Cristo e entre os irmãos. Ele também pode ser utilizado em momentos de expectativa da segunda vinda de Cristo, como no período do Advento ou em cultos de escatologia.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: