Os grandes pecados de um povo


Rev. Antonio Coine

Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem - Mateus 24:37-39

Nos dias de Carnaval a nossa Pátria, através de centenas de milhares de pessoa se trasveste de um aspecto que a torna um tanto quanto negativa e imoral aos olhos do mundo, principalmente dos que cultivam uma fé mais profunda no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

As pessoas, nesses dias, estarão dando vazão a sentimentos dos mais hediondos possíveis. Aquilo que a pessoa tem vergonha de fazer no dia a dia, nesses dias de Carnaval estará se expondo totalmente mostrando com isso o que realmente abriga nas regiões mais profundas do seu ser. 

O pecado da devassidão tomará conta dessas almas, e daquelas que à primeira vista achamos serem as mais nobres.

No entanto, isso não nos preocupa uma vez que à luz da Palavra de Deus sabemos quem é o ser humano, pois todos pecaram (Rm 3.23), pois todos estão mortos em delitos e pecados (Ef. 2.1), e, tudo o que ele venha a fazer será fruto da perversidade que habita no seu coração. 

O texto que lemos está inserido numa parábola de vigilância e de exortação. O Senhor Jesus disse que ao aproximar-se do Grande e Poderoso dia de ajuste de contas a humanidade estaria vivendo como as pessoas que viveram nos dias de Noé: comendo, bebendo e se entregando à devassidão da sua alma pecadora. 

Cremos que os nossos dias são semelhantes, ou, quem sabe, piores que os dias de Noé, de Sodoma e Gomorra conforme profetizara o Senhor Jesus. Segundo Jesus, como serão esses dias a fim de nos precavermos?

I – DIAS DE ENGANO
“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos” (Mt 24.5). 

O nosso mundo, hoje, apesar do secularismo que sobre ele impera, poderíamos dizer sem constrangimento que nunca o nosso mundo foi tão religioso como o é agora. O comércio em torno da religião e da religiosidade, e o pior de tudo, em torno do nome de Jesus é vergonhoso e desbragado. 

Uns, na sua insanidade, se intitulam o Messias, outro, de sã consciência também o fazem. Nosso primo, sociólogo da religião analisando o comportamento de dois pseudomessias disse que, o primeiro, era pessoa doente mental, e por isso se achava ser o Messias, e, o outro, com a sua mente normal, também se considerou como tal. Um é bem pobre, o outro é extremamente rico.

Existem aqueles, também, que embora não atribuindo a sim a messianidade, no entanto, se travestindo de títulos bíblicos do passado enganam o povo crédulo, e, porque não dizer, analfabeto em termos das Escrituras, adquirindo com isso fortunas. 

Como o povo é dado à superstições das mais variadas, então aproveitam para colocar à sua frente objetos, coisas e promessas das mais absurdas. O engano provém do total e integral desconhecimento da sã doutrina e do único e verdadeiro Deus e Senhor: Jesus Cristo.



II – DIAS DE DEVASSIDÃO 
“Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos,”.

Noé foi chamado o pregoeiro da Justiça. A sua arca representa a Igreja. Ele pregava o juízo e a destruição vindoura. A arca estava sendo preparada para abrigar os fiéis e arrependidos. Mas o pecado foi tão arraigado e avassalador naquela época que apenas ele, sua esposa, seus três filhos e suas três noras foram salvos. 

E podemos dizer sem constrangimento que em meio à multidão de pessoas que ouvia a pregação através de cada martelada que Noé dava para afixar as vigas e as tábuas da arca, os seres humanos zombavam do velho crente, nenhum creu, apenas os animais foram os únicos que creram e obedeceram à voz do Patriarca. 

Também em nossos dias temos entrado na Igreja que é a nossa arca de segurança para a eternidade. Os homens nos dias de Noé davam valor à devassidão e desprezavam os valores eternos à mesma semelhança dos homens dos nossos dias.

III - A SURPRESA DO DIA
“...Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando viu o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem”. 

O Senhor Jesus complementa dizendo que: “dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra” (Mt 24:40-41).

Muitos serão tomados de surpresa ao saberem que tudo o que ouviram sobre Jesus e levaram em desconsideração e até desprezo era, uma grande verdade, mas só que será tarde. Não haverá uma segunda chance, uma segunda oportunidade. 

Há um hino no Hinário Presbiteriano que diz: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha. Vida ou morte, qual vais aceitar. Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar”. 

Conclusão
No entanto, como crentes em Jesus Cristo devemos estar orando e intercedendo pela nossa Pátria, pelo nosso povo, nossa gente, a fim de que seus olhos se abram para a realidade da fé e se convertam de seus maus caminhos e sejam perdoados e salvos. 

Vamos, pois, nestes dias, orar e interceder para que Deus tenha misericórdia e que milhões de brasileiros sejam salvos pelo Poder Glorioso do Evangelho.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: