Hino 17 - Seja louvado



1. Seja louvado o Deus supremo,
Deus revelado em Israel!
Onipotente, prodígios obra,
Sempre clemente, sempre fiel.
Seja louvado o Deus supremo,
Deus revelado em Israel.

2. Louvor perene só Deus merece!
Cantai, não cesse o seu louvor!
De todos seja sempre exaltado,
E cante a Igreja com terno amor.
Seja louvado o Deus supremo,
Deus revelado em Israel.


Ênfase do hino:
Este hino celebra as qualidades de Deus como onipotente, que opera prodígios, sempre clemente e fiel. Ele convida a louvar perenemente a Deus supremo, que se revelou em Israel, e a exaltá-lo com amor como a Igreja.

Textos bíblicos: 
A ideia de louvar a Deus e exaltá-lo está presente em vários salmos, como no Salmo 150:6 que diz "Tudo o que tem vida louve o Senhor! Aleluia!"

Teologia do hino: 
A teologia deste hino enfatiza a grandeza de Deus, que é o Deus supremo e prodígio em suas obras. Além disso, ressalta-se a fidelidade e a bondade de Deus, que sempre merece louvor e exaltação da parte de sua igreja.

Também destaca-se que Deus foi revelado em Israel. A revelação de Deus em Israel se deu principalmente através da história e das Escrituras sagradas, especialmente no Antigo Testamento.

Deus se revelou em Israel ao escolher Abraão para ser o pai de uma nação e, posteriormente, conduzindo o povo hebreu para fora do Egito, libertando-os da escravidão. Através de líderes como Moisés, Deus deu ao povo de Israel a Lei e os profetas, que apontavam para a vinda do Messias.

O próprio Messias, Jesus Cristo, nasceu como um judeu em Belém e foi criado dentro da tradição judaica. Ele ensinou nas sinagogas e no Templo de Jerusalém, cumprindo as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias.

Portanto, o hino ressalta que Deus é supremo e digno de louvor, e que Ele escolheu Israel como o veículo de Sua revelação, culminando na vinda de Jesus Cristo como o Messias esperado.

Aplicação prática: 
A aplicação prática deste hino é a exaltação e o louvor a Deus em todas as situações da vida. Ele é o Deus que se revela na história e nós só o conhecemos porque ele se revelou. Devemos, portanto,  lembrar sempre da grandeza e bondade de Deus, que merece ser louvado e exaltado continuamente.

Quando cantar:
Este hino é apropriado para momentos de louvor e adoração a Deus, seja em cultos de igreja, reuniões de oração ou qualquer momento em que se deseja exaltar a Deus e sua grandeza. Pode ser usado antes da pregação, uma vez que traz a ideia do Deus que se revela. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: