Nas batalhas da vida


Josué 10. 8 a 15

Nos capítulos 8 e 10 do livro de Josué encontramos, por um lado, as vitórias do povo de Deus, e por outro, o pavor e o medo dos inimigos de Israel por causa dessas conquistas contundentes.

Este é o pano de fundo para a grande batalha que é relatada neste trecho. O que aprendemos com essa batalha, e como pode ser aplicado em nossa vida?


1- Peça ajuda 
O mesmo sol amolece a cera e endurece o barro. Foi isto que aconteceu com os povos que moravam na região a ser conquistada pelo povo de Deus.

Os Gibionitas, apavorados com a queda de Jericó e Aí arquitetaram uma estratégia para fazer um acordo com Israel. Este fato levou os reis de Jerusalém, Hebrom, Laquis e Eglom a se unirem e marcharem contra Gibeon.

Aprendemos então que nas batalhas da vida precisamos pedir ajuda. Os gibionitas recorreram ao povo de Deus “ ...sobe apressadamente a nós, e livra-nos, ajuda-nos” e então Josué veio em socorro ao povo afligido.

Muitas vezes, em nossa vida, diante de grandes e pequenas batalhas temos que buscar ajuda de pessoas que podem nos socorrer. Um bom exemplo disso é o que acontece quando a igreja se reúne nos lares, onde o compartilhar nos ajuda a vencer as batalhas.

Josué por sua vez recorreu a Deus para ajudá-lo a vencer a grande luta. Assim também, nós temos que recorrer ao Senhor para que possamos enfrentar os desafios que nos são apresentados a cada dia. Qual é a sua grande luta hoje?

2 - Confie nas promessas de Deus
Josué confiou nas promessas de Deus, que iria dar aquela terra ao seu povo: “... não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles o poderá resistir”.

Não importa o tamanho dos desafios que temos diante de nós. Temos que considerar quais são as promessas de Deus. Afinal, quantas vezes temos vontade de desistir? Mas quando olhamos para as promessas de Deus somos revigorados. Encontramos uma força que nos conduz em meio aos problemas, um estímulo que nos motiva a continuar e não desistir.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que confiaram nas promessas de Deus e obtiveram vitórias tremendas. Hoje temos a maior de todas as promessas que é a presença de Jesus conosco “... e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” - Mateus 28.19. Confie nas promessas do Senhor.



3 - Faça a sua parte
A atitude de Josué em cumprir a ordem de Deus demonstra obediência. Não demorou em subir para auxiliar o povo afligido. “Josué lhes sobreveio de repente; porque toda a noite veio subindo desde Gilgal.”

Não adianta apenas esperar nas promessas de Deus. Temos que fazer a nossa parte! Antes da atuação sobrenatural de Deus nesta história, foi necessário o povo subir e usar de sua criatividade para surpreender o povo inimigo.

Você tem sido parte da resolução dos problemas? Ou melhor, você tem feito a sua parte na resolução dos problemas? Ou tem esperado que Deus faça o que você precisa fazer? Então faça a sua parte, como se tudo dependesse de você, e confie nas promessas de Deus, como se tudo dependesse dEle. 

4 - Creia na intervenção de Deus
Deus mandou uma grande chuva de pedra que destruiu os exércitos inimigos, e ainda, deteu miraculosamente o sol, para que o dia da vitória de Israel fosse mais longo.

Há algo demasiadamente difícil para o Senhor? Esta é a resposta de Deus à obediência do povo: "Olhem as obras de Jeová e digam, que nação grande há que tenha a Deus tão perto, como Israel?”.

Assim também em nossas vidas temos que crer na intervenção divina, mesmo que, humanamente falando seja impossível. Confie que Deus tem a última palavra. Que intervenção Deus precisa realizar em sua vida?

5 - Confie no poder da oração.
“Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o Senhor, assim, atendido à voz de um homem;”

Confie no poder da oração!

“Muito pode por sua eficácia a súplica de um justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com instância para não chover sobre a terra, e,por três anos e seis meses, não choveu”. 

E que falar do ladrão na cruz? No último e derradeiro instante de sua vida, disse a Jesus: -Lemba-te de mim quando entrares em Seu Reino, então Jesus lhe respondeu:- Hoje estarás comigo no paraíso.

Deus pode atender a sua oração hoje!

Para pensar
Qual é a sua grande luta hoje? Você tem feito a sua parte para resolver o problema?
Que intervenção Deus precisa realizar em sua vida?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: