Mantendo a motivação em alta



Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus - Josué 14:7-8 

O desânimo é uma das armas mais poderosas que o inimigo usa para desestabilizar o povo de Deus. E a pergunta que surge é: como podemos vencer o desânimo e manter a nossa motivação em alta? 


1 - Mantemos a motivação em alta quando permanecemos fieis às promessas. 
Na divisão de terras entre as tribos de Israel, um personagem chama a nossa atenção por permanecer fiel às promessas de Deus. Enquanto seus companheiros foram tomados pelo medo e o desânimo ao olharem para as dificuldades e acreditarem que seria impossível conquistar aquela terra, Calebe teve uma postura diferente.

Seu relato estava baseado na fidelidade às promessas que estavam em seu coração: “...eu lhe relatei como sentia o coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu porém perseverei em seguir o Senhor,meu Deus”. - Josué 14.7

Quantas vezes as dificuldades da vida nos fizeram perder a motivação?

Como aconteceu com o profeta Elias que queria desistir de tudo, pois pensou que a sua missão era pesada demais. Ou ainda, o exemplo de Pedro, que após a morte de Jesus resolve voltar a pescar, pois entendeu que tudo tinha acabado.

Quando Jesus ressuscitou Pedro foi restaurado, e a partir deste dia, ele foi transformado no grande apóstolo que permaneceu fiel às promessas, chegando a dizer: “O senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, ...mas nós, seguimos a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a Justiça” II Pedro 3.9,13.

Quando pensar em desanimar lembre-se das promessas de Deus e seja fiel a elas. Isso vai manter a sua motivação em alta. 



2 - Mantemos a motivação em alta quando perseveramos na espera das promessas 
Quando pensamos na história de Calebe não podemos esquecer da sua perseverança em seguir a Deus. Veja o que o Senhor diz a respeito dele: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele ouve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.” - Números 14.24.

A perseverança de Calebe começou no deserto quando recebe a promessa de Deus e permanece por 45 anos aguardando sua realização enquanto via toda uma geração ser destruída naquele ermo.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que perseveraram nas promessas e continuaram firmes na espera da realização dos seus sonhos, como ensina Hebreus 11.

Jesus nos aconselha: “Não se turbe o vosso coração credes em Deus. crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vos teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E ...voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também”. João 14.1 a 3. 

Quantas vezes deixamos de receber bênçãos por que não perseveramos e desistimos dos nossos sonhos? Ou ainda, quantos projetos foram abortados em nossa caminhada? Não desista, mas permaneça confiando na espera das promessas sabendo que Deus é fiel para cumprí-las. Isso vai manter a sua motivação em alta. 

3 - Mantemos a motivação em alta quando nos dispomos a enfrentar os desafios que nos separam das promessas. 
Calebe confiou na promessa de Deus, de conceder a ele e a sua descendência, o monte onde residiam os gigantes e se dispôs a lutar e conquistar aquela terra (Josué 14.12). Mesmo sabendo que na região residiam os povos mais poderosos ele perseverou! 

Os montes, geograficamente falando, eram lugares estratégicos, pois davam uma visão completa e eram mais seguros. Por essas e outras vantagens, os povos mais fortes se fixavam nos lugares altos, sendo um grande desafio enfrentá-los. Todavia Calebe olhou para as promessas e confiou que Deus o capacitaria para vencer todos os desafios na conquista da Terra Prometida.

Todos nós temos muitos desafios que tentam nos separar das promessas de Deus. Porém, também temos a maravilhosa promessa de que o Senhor estará conosco em toda e qualquer situação e nada pode nos separar do seu amor.

Vença os desafios que o impedem de desfrutar de uma comunhão maior e melhor com o nosso Salvador; desta forma você vai se manter motivado para atingir novas etapas da vida. 

Para pensar
O que tem desmotivado o seu coração? Que desafio precisa vencer?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: