Hino 350 - A palavra da vida (segunda música)

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Fonte da Celeste Vida, 
Manifesta o teu poder. 
Vivifica os sem alento, 
Faze os mortos renascer! 
Vida eterna, vida eterna 
Nos vieste conceder.

2. Ao abrirmos o teu Livro, 
Dele emane a luz dos céus! 
Esclarece todo engano
E dos erros livra os teus. 
Ilumina, ilumina 
Nossas almas, grande Deus.

3. Na leitura desta Bíblia 
Dá-nos gozo, ó Senhor! 
Tendo, pelo teu ensino, 
Comunhão em santo amor. 
Exultamos, exultamos 
Entoando o teu louvor.

4. Pelo estudo da Palavra 
Aprendemos de Jesus.
 Oh! Concede os belos frutos 
Que esta instrução produz! 
E gozamos, e gozamos 
Alegria, vida e luz. Amém. 

Informações
Letra: Sarah Poulton Kalley, 1873
Música: John Hughes, 1902

Ênfase do hino:
A ênfase principal deste hino é a importância da Palavra de Deus como fonte de vida e luz para os cristãos. O hino destaca a necessidade de vivificação espiritual, esclarecimento de enganos e erros, comunhão em amor e alegria na vida cristã, tudo isso por meio do estudo e ensino da Bíblia.

Teologia do hino:
O hino "Fonte da Celeste Vida" enfatiza a importância da Palavra de Deus na vida dos cristãos. A letra destaca que a Palavra é a fonte de vida eterna, que traz luz e esclarecimento para a nossa vida. O hino também destaca a importância da comunhão em amor, que é fruto do estudo e ensino da Palavra. Esses conceitos são importantes teologicamente, pois mostram que a Bíblia é a fonte da verdade e da vida, que nos ensina a viver em comunhão com Deus e com os irmãos em amor.

Textos bíblicos:
1. João 5:39 - "Vós examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim."

2. Salmos 119:105 - "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."

3. Efésios 5:8-9 - "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade)."

Metáforas e simbologia:
As principais metáforas e simbologias do hino são:
1. Fonte da Celeste Vida: a Palavra de Deus é comparada a uma fonte que traz a vida eterna.
2. Luz dos céus: a Palavra de Deus é comparada a uma luz que ilumina os caminhos dos cristãos.
3. Livro: a Bíblia é comparada a um livro que contém a Palavra de Deus e que deve ser lido e estudado pelos cristãos.

Aplicação prática:
Este hino nos ensina a importância de estudar e meditar na Palavra de Deus, que é a fonte da nossa vida espiritual. É por meio da leitura da Bíblia que conhecemos a vontade de Deus e aprendemos a viver em comunhão com Ele e com os irmãos em amor. Além disso, o hino nos lembra que a Palavra de Deus é a fonte de luz e esclarecimento para nossas dúvidas e questionamentos. Portanto, devemos buscar estudar e meditar na Bíblia diariamente, para que possamos crescer em nossa fé e viver em comunhão com Deus e com os irmãos.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração, especialmente durante a leitura da Bíblia e momentos de reflexão sobre a importância da Palavra de Deus. Também pode ser cantado em ocasiões especiais, como batismos ou celebrações de aniversários de igreja.

História
Esta famosa melodia "CWM Rhondda" foi composta em 1907 para o festival anual de música batista na capela de Rhondda, no país de Gales. 

Seu compositor é John Hughes, nascido em Dowlais em 1873. Aos doze anos começou a trabalhar numa mina e mais tarde tomou-se funcionário da ferrovia "Great Western Railway". 

Foi um ativo membro da Igreja Batista de Llantwit Fardre, onde seu pai foi diácono. Ele também exerceu essa função. Compôs diversos hinos, música para Escola Dominical e antemas. 

Esta melodia é a mais conhecida e divulgada através de diversos hinários, associada a um texto original do Rev. William Williams (1717-1791), também do país de Gales.

Clique aqui para ver outros hinos

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: