Amigos uns dos outros


“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” - Provérbios 17.17

Existem amigos em diversas fases que passamos na vida: os amigos de infância, os da escola, os que nos acompanham na adolescência ou mesmo os da vida adulta. Todavia, quão especial é a amizade que resiste a todas as circunstâncias e continua próxima!

Há muitos obstáculos em nossa sociedade para com a verdadeira amizade. Existe hoje em dia um enorme individualismo (2 Timóteo 3.2), uma correria atrás do vento (Eclesiastes 2.11) e o resultado é que vivemos perto geograficamente, mas emocionalmente estamos longe uns dos outros. 

Há um esfriamento do amor, já predito nas Escrituras, que faz com que as pessoas sejam cada vez mais rancorosas (Mateus 24.12).

Some a isso tudo as circunstâncias ordinárias da vida como a mobilidade, pesada carga horária de trabalho, a busca de uma vida melhor em outra cidade ou país etc.



Se queremos cultivar a amizade com as pessoas que Deus colocou em nossas vidas, precisamos combater o individualismo hodierno e fortalecer cada vez mais os vínculos que possuímos.

Ser amigo é acima de tudo amar. Entender a pessoa amiga com suas diferenças, qualidades e falhas. É não abusar, não ser desonesto e nem manipular.

É querer estar perto, rir junto, contar causos antigos ou quem sabe dividir o ombro sobre as ansiedades futuras. A amizade é um tesouro, que se bem cultivado, transborda para os filhos e filhos dos filhos.

É necessário também estarmos abertos para novas amizades, porque além de enriquecer nossa experiência humana, aumenta a possibilidade de testemunharmos a respeito da salvação em Jesus.

Quão dolorido é romper relacionamentos, guardar mágoas, alimentar rancor ou mesmo negar o perdão. São coisas que prejudicam mais a pessoa que sente do que a pessoa que é alvo. É como “tomar veneno esperando que o outro morra”, já disse William Shakespeare.

E você, como tem sido sua experiência neste sentido? Alguém já disse que o mais importante sobre a amizade é não apenas procurarmos bons amigos, mas SERMOS bons amigos. Que as pessoas que se aproximem de nós possam nos ver assim.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: