Passando pelas dolorosas provações




“Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz,” (2 Reis 20.1-11).

Porque algumas vezes passamos por difíceis provações? Quais as lições que o Senhor deseja nos dar diante de situações tristes e dolorosas, tais como enfermidades, mortes e outras coisas que nos ferem e nos machucam terrivelmente?

Os patriarcas do passado como Jó, José, Davi passaram por elas e depois de muito sofrimento tornaram-se grandes vencedores.

Ezequias nos ensina como vencer depois de uma enfermidade mortal e uma situação triste e inusitada.


1 – UMA COMUNICAÇÃO ESTARRECEDORA – Você Vai Morrer. Prepare-se.
“...veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás” (20.1b).

Às vezes as notícias nos chegam de maneira tão abrupta que não dá tempo de nos prepararmos para recebê-las:

  • Da empresa – “Você está despedido”
  • Do cônjuge – “Não gosto mais de você. Estou indo para um novo relacionamento”
  • Da polícia – “Aconteceu um acidente com um membro da sua família”.

E assim por diante.

O rei Ezequias recebeu esta estarrecedora comunicação dos lábios do profeta Isaías dizendo que Deus lhe havia dito que devido aquela enfermidade ele morreria e não viveria. 

Quando a notícia vem de um médico, por pior que seja, cremos na possibilidade de cura, mas vinda de Deus é bem diferente, pois é um decreto da soberana vontade dEle. Mesmo com uma notícia tão tenebrosa Ezequias não desistiu pois ele conhecia o seu Deus.



2 – UMA ORAÇÃO DESESPERADORA – Ezequias Orou e Chorou Muitíssimo.
“Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR, dizendo: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração, e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo” (20.2,3).

“Lembra-te SENHOR”. Segundo o comentário deste texto Matthew Henry escreve que Ezequias não diz: “SENHOR, salva-me, mas, “SENHOR, lembra-te”.

Ele não fala como se Deus precisasse que nós o lembrássemos de alguma coisa, tão pouco como se a recompensa pudesse ser reclamada, como se fosse uma dívida; somente a justiça de Cristo compra a misericórdia e a graça”. Ele apenas diz: “Ah! SENHOR! Sê servido de te lembrar...”

Então vemos que:
  • Ele orou ao SENHOR. (2 Rs 20.2)..
  • Ele trouxe à memória – de que andei com fidelidade e inteireza de coração, cf. 2 Reis 18.1-4, onde são descritos os seus feitos como pessoa que honrou o Senhor acima de tudo.
  • Ele chorou muitíssimo. Uma demonstração da sua humildade e reverência diante do seu Deus (2 Rs 203b).

3 – UMA INFORMAÇÃO CONSOLADORA – Deus Mudou o Rumo Curando-o e Livrando-o.
“Antes que Isaías tivesse saído da parte central da cidade, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: “Volta e dize a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que eu te curarei; ao terceiro dia subirás à Casa do SENHOR” (2 Rs 20.4-11).
Isto nos informa que:

A) O Deus da Nossa Fé:
  • Ouve as nossas orações. “Ouvi a tua oração”. Quem nunca teve uma oração respondida?
  • Vê as nossas lágrimas. “E vi as tuas lágrimas”. Quem não teve as lágrimas recolhidas por Deus? Sl 65.8; Ap. 21.4.
  • Cura as nossas enfermidades. “Eis que eu te curarei”. Quem nunca teve uma enfermidade curada?

B) O Nosso Poderoso Deus:
  • Muda o curso da vida concedendo mais anos de existência. “Acrescentarei aos teus dias quinze anos” (v.6).
  • Se posiciona como defensor contra os inimigos. “E das mãos do rei da Assíria te livrarei defenderei, a ti e a esta cidade”; (v.6).
  • Intervem o curso do universo agindo sobre ele. “E fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz” (v.11).

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: