Temor




Temer o Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso - Isaías 8.11-16 e Provérbios 8.13

Uma preocupação que parece não desgrudar de nós é a curiosidade que temos de saber o que as pessoas estão pensando sobre nós. Em cada ação nos vem a pergunta: O que os outros vão pensar e falar a respeito disto?

Assim começamos a escolher nossas ações baseados na quantidade de aprovação que acreditamos que vamos receber das outras pessoas.

Este tipo de temor do homem pode ser muito perigoso, pois passamos a ser dominados pela vontade popular e muitas vezes nos afastando da vontade de Deus.

Quando desenvolvemos uma vida baseada no temor do homem, passamos a ficar satisfeitos apenas com a aprovação das pessoas. Desenvolvemos uma vida de aparência, representando um personagem que na realidade não representa quem nós realmente somos.

Temos uma visão ingênua pensando que Deus não se importa com os nossos pecados secretos. Que ele é bondoso e perdoará nossas falhas.



Abusamos da liberdade e da misericórdia de Deus esquecendo que Ele detesta o pecado, que o Deus de amor é também o Deus da ira contra o pecado.

Imagine se nos importássemos com o que Deus pensa, pelo menos da mesma forma que nos importamos com o que as pessoas pensam. Isso mudaria muita coisa em nossa vida. Se pelo temor do homem tentamos agradar as pessoas, pelo temor de Deus passaríamos a agradar a Deus e a aborrecer o mal, odiar o orgulho e a arrogância, o falar perverso.

Ter o temor do Senhor significa amar a Deus de tal maneira que eu passe a odiar tudo o que ele odeia e a amar o que ele ama.

Lembre-se que temor é muito desejo de agradar. A quem nosso desejo está direcionado? Nossa oração diária deve ser: Livra-me, Senhor, dos erros secretos. Tira-me, Senhor, da zona de conforto chamada bondade exterior. Que o temor do Senhor me faça ver a loucura que é importar-me com o que os outros veem, sem me importar com o que o Senhor sempre está vendo, livra-me das falhas ocultas.

Comece a ser sábio, busque Temer ao Senhor.

Por Hebert Gonçalves

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: