Anorexia



"Porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto" - Amós 8.1-14 e Salmo 107.9


Anorexia é uma disfunção alimentar, pessoas que sofrem com esta doença comem muito pouco, uma dieta insuficiente que causa um emagrecimento acentuado e falência física. É necessário buscar tratamento médico. 

Quando alguém fica um longo período sem comer deve ingerir pequenas quantidades de líquidos ou alimentos facilmente digeríveis. Ter um horário normal de refeições é importante e faz lembrar que tem de comer. 

Mas não é desta anorexia que desejo falar hoje. Quero falar da anorexia espiritual, um mal que atinge milhares de pessoas.

A falta de apetite espiritual é muito comum. Isso vai acontecendo de forma gradativa. Com muitas atividades, o tempo para alimentar-se fica escasso e quanto menos nos alimentamos, menos apetite temos. O alimento passa a nos causar náusea e mal estar.

É preciso uma reeducação alimentar espiritual. Muitos se acostumaram com comida de má qualidade. Doces, gorduras e veneno estão sendo oferecidos através de ensinos contrários à Palavra de Deus.



Também o pecado e seus desejos estão tomando o lugar do alimento verdadeiro que é Jesus, o Pão da Vida. 

O povo de Israel viveu dias de abandono da verdade de Deus e por isso sofreu grande condenação. Amós, em sua visão (o cesto de frutos maduros), prevê a destruição daquele povo. A referência a frutos maduros significava que o fim deles estava próximo.

Amós diz que chegaria o tempo em que o povo ansiaria por ouvir as palavras que há tanto desprezaram. Eles teriam fome e sede de ouvir as palavras do Senhor. 

Pela graça maravilhosa de nosso Deus não precisamos esperar o dia da ira para ter fome de Deus. Ele abre hoje nossos olhos e nos alerta ao perigo de uma anorexia espiritual. Ele nos cura e traz de volta nosso apetite, o desejo pela oração, pelo estudo de sua Palavra e pela comunhão com os irmãos. 

E então um dia ouviremos o Senhor nos dizer: “Venham, reúnam-se para o grande banquete de Deus”. O fortalecimento da vida depende de uma alimentação saudável.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: