Hino 201 - Manso e suave

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Manso e suave! Eis Jesus nos chamando: 
Chama por ti e por mim.
Eis que ele às portas espera velando:
Vela por ti e por mim!

    Vem já! Vem já!
    Alma cansada, vem já!
    Manso e suave, Jesus convidando,
    Chama: "O pecador, vem!"

2. Com paciência, ele está esperando
Hoje por ti e por mim.
Oh! Não desprezes a quem, convidando,
Convida a ti e a mim!

3. O tempo corre! As horas, passando,
Passam por ti e por mim!
Transes de morte, por fim, vão chegando,
Chegam a ti e a mim!

4. Oh! Quanto amor que Jesus nos tem dado:
Dado a ti e a mim!
Eis que foi morto, foi crucificado:
Morto por ti e por mim!


Informações
Letras: Will Lamartini Thompson, 1847 - 1909
Tradução: Francisco Caetano Borges da Silva, 1898
Música: Will Lamartini Thompson

Ênfase do hino: O hino "Manso e Suave" enfatiza o chamado amoroso de Jesus para que venhamos a Ele e encontremos descanso e salvação, mostrando a paciência e a disposição de Jesus em esperar por nós.

Teologia do hino: O hino "Manso e Suave" apresenta a teologia da graça de Deus, que é o amor incondicional de Deus por nós, demonstrado através do sacrifício de Jesus na cruz. O hino também destaca a importância de aceitar o chamado de Jesus para receber a salvação, que é oferecida gratuitamente a todos os que creem. Além disso, o hino ressalta a paciência de Deus em esperar por nós, mesmo quando resistimos ao seu chamado.

Textos bíblicos: O hino é baseado em Mateus 11: 28-30, onde Jesus diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". O hino também se relaciona com a parábola da ovelha perdida em Lucas 15:4-7 e com a morte de Jesus na cruz em João 3:16.

Metáforas e simbologia: O hino usa a metáfora de Jesus como um pastor que chama suas ovelhas para voltarem ao rebanho, mostrando sua preocupação e amor por nós. A expressão "morte de Jesus" é usada como um símbolo do sacrifício que ele fez por nós, para que pudéssemos ser salvos. A metáfora de Jesus esperando por nós mostra sua paciência e amor incansável, mesmo quando resistimos a Ele.

Aplicação prática: O hino "Manso e Suave" nos encoraja a responder ao chamado de Jesus para encontrarmos descanso e salvação em sua graça. Ele nos lembra que a salvação é gratuita e está disponível para todos que creem em Jesus. O hino também nos incentiva a reconhecer a paciência de Deus em nos esperar, nos chamando a nos arrependermos e voltarmos para Ele. Portanto, devemos estar prontos para responder a esse chamado, buscando viver uma vida em comunhão com Deus e seguindo seus caminhos.

Quando cantar: O hino é apropriado em diversos contextos, como cultos de adoração, encontros de jovens, retiros espirituais e momentos de reflexão pessoal. Ele também pode ser cantado em funerais, para lembrar a todos da importância de aceitar o chamado de Jesus enquanto há tempo.

História
Will Lamartine Thompson, autor e compositor deste conhecido hino, nasceu em East Liverpool, nos Estados Unidos, em 1847, filho de um casal presbiteriano. Alcançou a fama como compositor aos vinte e oito anos, embora compusesse desde os dezesseis. 

Publicando e vendendo seus trabalhos, ficou muito rico. Fundou uma casa de música e instrumentos musicais que teve grande sucesso. 

Cristão fervoroso dedicou seu talento à causa do Senhor, compôs e vendeu muitas obras no interior, onde ia levando um piano numa carroça para poder cantar e tocar seus hinos. 

Em 1899 deu-se o conhecido episódio da visita de Thompson a Moody que estava gravemente enfermo, proibido de receber visitas em seu quarto. Ouvindo a voz de Thompson, Moody chamou-o e disse: "Will, preferia ter escrito 'Manso e suave', mais do que qualquer outra coisa que fiz durante a vida." 

Escreveu também música secular, cânticos patrióticos e, durante a sua estada no Conservatório Musical de Boston, compôs a famosa canção "Gathe-ring up the shells by the seashore" que o tomou famoso. 

Foram marcas de sua vida, além de seu talento musical, sinceridade, simplicidade e humildade. 

Morreu em sua cidade natal em 1909. A tradução que temos é do Rev. Francisco Caetano Borges da Silva, nascido em São Miguel, em 1863. Viveu muitos anos nos Estados Unidos onde publicou uma coletânea de cânticos.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: