Hino 201 - Manso e suave



1. Manso e suave! Eis Jesus nos chamando: 
Chama por ti e por mim.
Eis que ele às portas espera velando:
Vela por ti e por mim!


    Vem já! Vem já!
    Alma cansada, vem já!
    Manso e suave, Jesus convidando,
    Chama: "O pecador, vem!"

2. Com paciência, ele está esperando
Hoje por ti e por mim.
Oh! Não desprezes a quem, convidando,
Convida a ti e a mim!

3. O tempo corre! As horas, passando,
Passam por ti e por mim!
Transes de morte, por fim, vão chegando,
Chegam a ti e a mim!

4. Oh! Quanto amor que Jesus nos tem dado:
Dado a ti e a mim!
Eis que foi morto, foi crucificado:
Morto por ti e por mim!


Informações
Letras: Will Lamartini Thompson, 1847 - 1909
Tradução: Francisco Caetano Borges da Silva, 1898
Música: Will Lamartini Thompson

História
Will Lamartine Thompson, autor e compositor deste conhecido hino, nasceu em East Liverpool, nos Estados Unidos, em 1847, filho de um casal presbiteriano. Alcançou a fama como compositor aos vinte e oito anos, embora compusesse desde os dezesseis. 

Publicando e vendendo seus trabalhos, ficou muito rico. Fundou uma casa de música e instrumentos musicais que teve grande sucesso. Cristão fervoroso dedicou seu talento à causa do Senhor, compôs e vendeu muitas obras no interior, onde ia levando um piano numa carroça para poder cantar e tocar seus hinos. 

Em 1899 deu-se o conhecido episódio da visita de Thompson a Moody que estava gravemente enfermo, proibido de receber visitas em seu quarto. Ouvindo a voz de Thompson, Moody chamou-o e disse: "Will, preferia ter escrito 'Manso e suave', mais do que qualquer outra coisa que fiz durante a vida." 

Escreveu também música secular, cânticos patrióticos e, durante a sua estada no Conservatório Musical de Boston, compôs a famosa canção "Gathe-ring up the shells by the seashore" que o tomou famoso. Foram marcas de sua vida, além de seu talento musical, sinceridade, simplicidade e humildade. 

Morreu em sua cidade natal em 1909. A tradução que temos é do Rev. Francisco Caetano Borges da Silva, nascido em São Miguel, em 1863. Viveu muitos anos nos Estados Unidos onde publicou uma coletânea de cânticos.

Clique aqui para ver outros hinos 
Tecnologia do Blogger.