Bem humorado


Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!  - Provérbios 14.21 (leia também Salmo 33.1-5)

Você se irrita com facilidade? As circunstâncias podem mudar seu humor de repente? Consegue manter naturalidade quando mal tratado pelos outros? 

Precisamos tomar cuidado com o grande problema que aflige muitas pessoas que vivem constantemente mal humoradas. Pessoas que podem até estar bem, mas facilmente se deixam incomodar pelo mau humor dos outros. 

Conta-se uma história que um colunista acompanhava um amigo a uma banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas recebeu de volta um tratamento rude e grosseiro. 

Pegando o jornal que havia sido atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro. 

Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou: 

- Ele sempre trata você com essa grosseria? 

- Sim, infelizmente sempre foi assim... 

- E você é sempre tão polido e amigável com ele?

- Sim, procuro ser. 

- Por que você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você? 

- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.



A Bíblia fala muitas vezes sobre a bondade de Deus para com a nossa vida. Fala que devemos amar nosso próximo. Quando fazemos bem aos outros, estamos fazendo bem ao nosso próprio coração. 

Tratar os outros com bondade é uma forma de honrar a Deus e expressar que reconhecemos que ele cuida de nós. 

Além de tratar os outros bem, é importante saber lidar com situações em que somos mal tratados. Não basta sorrir e ser calmo com quem é agradável. 

Precisamos manter a calma quando somos desafiados, perseguidos. Como nos ensina a história dos amigos na banca de jornal. Não posso deixar que os outros definam meu humor. Não sou forçado a agir grosseiramente só porque fui mal tratado. 

Que nossa vida seja em busca da paz. Mais do que sermos contaminados pelos ambientes e pessoas, que a nossa presença venha a transformar os outros. 

Semeie paz e colha tranquilidade.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: