As Bem-Aventuranças (7) - Os Pacificadores

Teologia e Doutrina Redormada (E)


As doutrinas bíblicas que hoje fundamentamos nossa fé foram discutidas por muitos anos durante 2000 anos de história. Aprenda em 13 lições sucintas como a doutrina cristã se desenvolveu ao longo da história e saiba sobre os teólogos que marcaram cada período.

Nesta série saberemos mais sobre natureza do homem e os motivos pelos quais ele existe.

Certamente a doutrina da eleição é um dos assuntos bíblicos mais controversos, e por isso tem gerado muita discussão no decurso da história. Nesta breve reflexão, nosso objetivo é apresentar textos das escrituras que comprovam essa doutrina.

Embora nem todos serão salvos, Deus continua a dispensar aquilo que os teólogos chamam de graça comum. Podemos defini-la conforme sugere Wayne Grudem: “Graça comum é a graça de Deus pela qual ele dá às pessoas inumeráveis bênçãos que não fazem parte da salvação”. Diante dessa definição, a pergunta que surge é: Que bênçãos são essas? É o que responderemos nesta série de estudos.

Este é um tema de absoluta importância no cristianismo. Wayne Grudem assim a define: “É um ato instantâneo e legal da parte de Deus pelo qual ele considera os nossos pecados perdoados e a justiça de Cristo como pertencente a nós e declara-nos justos à vista dele”.

A santificação é um dos desdobramentos da redenção de Deus em nossa vida. Ela possui estágios definidos, pois começa na regeneração, perdura por toda vida e se completa na morte e na segunda vida de Cristo. Aprenda mais nesta série!

Em 13 estudos você vai aprender tudo o que a Bíblia diz sobre os anjos: seus nomes, sua essência, seu número, hierarquia e organização, seus serviços - com aplicações práticas.

Um tema que gera muitas perguntas na igreja é figura dos anjos e demônios. Nesta série pontuaremos o que a Bíblia ensina sobre o assunto e qual deve ser a postura correta do cristão.

Material para novos membros organizado pelo Rev. Andrei Barros. São 18 aulas concisas e amplo material anexo para aprofundamento. Nesta primeira parte: A Pública Profissão de Fé, A Igreja nos Primeiro Séculos, A Reforma Protestante, O Presbiterianismo, A Igreja, As Escrituras Sagradas, O Pecado, A Redenção (partes 1 e 2)

Nesta segunda parte: A Trindade, O Batismo, A Ceia do Senhor, A Doutrina da Eleição, Escatologia (partes 1 e 2), O Culto a Deus, O Crescimento da Igreja, O Crescimento Espiritual.

Um amplo e detalhado estudo sobre o batismo cristão, suas formas e base bíblica. 

A doutrina da criação discutida nas seguintes perspectivas: o mundo como expressão de vontade, inteligência, poder e ordem; a vida vegetal, animal e espiritual; o homem, seu conceito clássico, seu conceito bíblico, a imagem de Deus e sua necessidade de salvação.

É comum ouvimos sobre o pecado. Esse termo, embora muito utilizado, nem sempre é tratado de forma sistemática e esclarecedora. Esta nova série tem como objetivo tratar brevemente do tema, a fim de deixar claro a natureza do pecado e sua dinâmica no homem.

Meios de graça são quaisquer atividades na comunhão da igreja que Deus usa para distribuir mais graça aos cristãos. Confira nestes estudos o que a Bíblia diz sobre o assunto.

Na história da teologia cristã há uma imensidão de assuntos. Todavia há aqueles que são vitais e essenciais: conhecimento de Deus, pecado, salvação, arrependimento, crescimento espiritual, dons espirituais, sacramentos, vida futura, entre outros.

Nesta série são abordadas as principais doutrinas cristãs tradicionais (Trindade, Inspiração, Inerrância) e também outras posições bíblicas sobre assuntos como angeologia, possessão demoníaca, exorcismo e curas.

Comentários