Faces da dúvida


Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus - Romanos 4.20

A dúvida pode ser nosso maior inimigo, mas também nosso principal aliado. O pastor Luiz Henrique Filho diz em uma de suas crônicas:

Acreditar em tudo, ser crédulo demais, crente demais, parece ser tolice.
Não posso nem devo acreditar em tudo, em todos.
Também não posso duvidar de tudo.
A dúvida gratuita, maldosa, infantil pode prejudicar e muito a vida humana. 

Como tudo na vida exige moderação, é preciso aprender a equilibrar nossas dúvidas.


A Bíblia nos traz exemplos de momentos em que devemos duvidar, como também momentos em que devemos através de nossa fé não duvidar. Em Mateus 24, Jesus diz que nos últimos dias apareceriam falsos profetas e falsos Cristos. 

Eles realizam vários sinais e maravilhas, mas destes devemos duvidar. “Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem” (Mt 24.23).



Não devo acreditar em tudo que as pessoas falam por aí. Principalmente se o que falam está em desacordo com a Palavra de Deus. Antes de acreditar, preciso refletir sobre a veracidade da informação. “A dúvida é a escola da verdade” (Francis Bacon). 

Mas, da mesma forma que é um grande erro sair por aí aceitando tudo que dizem sem questionar, é errado duvidar de todas as coisas.

Entre alguns exemplos bíblicos, encontramos o alerta para não deixarmos a dúvida nos afastar da fé. Hebreus 3.12 diz: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo”. 

Algo muito ruim é a tendência de julgar, questionar e duvidar de todas as pessoas, de todas as notícias e a mania de receber toda informação como questionável. Quem duvida demais acaba por duvidar da própria fé e salvação. 

Estejamos atentos e que a dúvida seja um bem em nossa vida, nos leve a exercitar a fé e a encontrar a sabedoria. Deus esclarece as nossas dúvidas.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: