Atleta e lavrador


Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados (1 João 5.3).

Paulo, dando instruções a Timóteo, diz que ele não deveria se deixar levar pelo que as outras pessoas estivessem pensando ou fazendo. Ele usa as palavras “Tu porém” para afirmar que Timóteo deveria agir diferente de muitos. 

É muito importante pensar assim. Nossa vida não deve ser influenciada por maus exemplos. O referencial deve ser a verdade, o caminho correto, as boas coisas. Sustentados por Deus podemos encontrar forças para agir corretamente. 

Para viver uma vida diferente, Paulo usa três metáforas inicialmente. Diz que Timóteo deveria viver como um soldado dedicado, um atleta que respeita as regras e um lavrador diligente. Quero destacar aqui a comparação do atleta e do lavrador. 

O Atleta - Um esportista que em uma prova demonstra sua capacidade. O ganhador é aquele que chega primeiro, mas só pode levar o prêmio se seguir as regras.

Hoje podemos ver exemplos disto quando um competidor é desclassificado por ser pego em um exame antidoping ou por ter de alguma forma trapaceado. 


Nossa vida cristã pode ser comparada a uma corrida. Uma corrida que deve ser segundo a luz da palavra de Deus. Jesus disse que devemos guardar os seus mandamentos. Ele enviou o seu Espírito para morar em nós e escrever a sua lei em nossos corações (Rm 8.3-4, Jr 31.33)! 

O lavrador - O serviço de lavrar a terra exige muita dedicação. Mas, além de trabalhar muito, o lavrador é o primeiro a usufruir dos frutos de sua colheita.

O trabalho e vida cristã exigem de nós muito esforço e atenção, mas grandes são os frutos que colhemos. 

O lavrador cristão é aquele que busca andar no Espírito. Ele colherá o fruto do seus frutos. Esta é a colheita da santidade.

Este lavrador de Cristo também é aquele que trabalha arduamente plantando a boa semente do evangelho.

Este terá como colheita a possibilidade de ver Deus transformando pessoas e acrescentando ao seu povo. 

Sejamos fortes e leais trabalhadores.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: