Renúncia


"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará". Esse é um conselho do salmista Davi. Diferentemente do que muita gente pensa esse não é um conselho para não se fazer nada, para deixar que Deus faça tudo em lugar do homem. 


Longe de ser um conselho de acomodação é, isto sim, um conselho de determinação de valores. Jesus Cristo, muito tempo depois de Davi, iria dizer a mesma coisa em outras palavras: "Aquele que quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". 

O que o salmista diz é exatamente a mesma coisa - Renúncia. Entrega de nossa vida ao Senhor. Jesus diz que sem essa renúncia não é possível ser seu seguidor. 

Há muita coisa que ainda prende o homem longe de Deus. Há o pecado em suas diversas formas: egoísmo, vaidade, pretensão, o ego que muitas vezes se mostra mais forte do que a fé.

Enquanto o homem não renunciar tudo, não lhe será possível equacionar a sua vida num contexto de fé, como recomenda o apóstolo Paulo. 

O conselho do salmista inclui também confiança em Deus e esse também é o conselho de Cristo: "Porque andais cuidadosos quanto à vossa vida pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de vestir, olhai para as aves do céu e para os lírios do capo... não valeis vós muito mais do que todos eles? " 

Jesus disse isso, não para que o homem não faça nada, mas para ensinar os homens a confiar nEle, no mesmo Deus que dá possibilidade para o homem providenciar tudo aquilo de que necessita para a vida. 



Temos que confiar em que Deus nos dá saúde, trabalho, disposição e tudo mais. Nada somos e nada poderemos ser se não formos, se não pudermos ser em Deus.

A confiança em Deus não livra o homem de problemas ou de tristezas, mas dá ao homem uma nova visão das coisas e uma atitude mais coerente em face das circunstâncias da vida. Não se desespere, não se omita.

Mas o conselho do salmista e refere também à recompensa - E Ele tudo fará. Jesus disse certa vez: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas". 

Aquele que busca o reino de Deus, isto é, o domínio de Deus para a sua vida, terá capacidade para agir, sabe que deve fazer o que lhe é possível fazer. Jesus Cristo ressuscitou a Lázaro, mas não removeu a pedra de sobre o túmulo. Isso era coisa que o homem podia fazer.

Há muita gente confiando no acaso que é impessoal. O salmista aconselha a confiar em Deus que é onisciente, onipotente e onipresente, que é pessoal, que é presente, aqui e agora - no espaço e no tempo de cada pessoa. Eu estarei convosco sempre, disse o Senhor Jesus, o Emanuel, o Deus conosco.

Os dias são maus. As expectativas desanimadoras. A época é propícia para se pensar bem na nossa participação nos eventos deste mundo, na comunidade onde vivemos, contando demais com nossas únicas forças. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. 

Experimente e você verá que a vida lhe será menos pesada.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: