Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus


Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações,
sou exaltado na terra. - Salmo 46.10

No domingo, vinte e três de setembro de 2001, por ocasião do III Encontro de Casais do Presbitério de Botucatu, no Culto Matinal, o Rev. Ricardo Salem Izacc, meditando no Salmo 139, disse uma coisa que muito me tocou. 

Na terça-feira, dia 11 de setembro, pela manhã, encontrava-se ele com Svetelane, sua esposa, no médico obstetra, para, através do exame de ultrassom, saber se o seu filhinho, que se chamará Matheus, estava se desenvolvendo bem. 

Dizia ele que, na sala de espera do consultório, a televisão anunciava, naquele exato momento, o ataque terrorista contra as Torres Gêmeas (World Trade Center) de Nova Iorque e o seu posterior desabamento, causando a maior tragédia do século. 

Em seguida, no consultório médico, eles viam, através do ultrassom, as formas e contornos do filho gerado há poucos meses. 

Ali, vendo o filho que se desenvolvia no seu crescimento normal, dentro do seio materno, ele pode, com segurança e convicção, crer que, em meio a uma situação de caos internacional, Deus estava tomando todas as providências, para que a criança fosse protegida durante toda a sua existência, a despeito do que estava acontecendo no mundo naqueles instantes.

O Salmo 46 nos fala do caos estabelecido entre as nações, tais como guerras, conflitos, terrorismos; mas, ato contínuo, nos fala também da ação interventora de Deus. 

Lições importantes nos mostra este Salmo para conter nosso nervosismo nesta época cheia de preocupações.

Aqui ele nos diz que, quando Deus fala, então nós devemos nos aquietar:

I – POIS SABEMOS QUE ELE É DEUS 
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (v. 10).

Para nós, cristãos, é mais do que evidente que o Deus que criou todas as coisas, não as tem fora de controle. Quantas guerras, quantos conflitos entre os homens; mas em todas essas situações, Deus esteve no controle. Ele é Onipotente e Onipresente, bem como, Onisciente.

Nada foge de suas potentes mãos. Nada escapa do seu domínio. Aquele que cuida das folhas de cada árvore, também cuida dos grandes acontecimentos no universo todo. 

Aquietar é apaziguar-se, e, segundo as Escrituras Sagradas é sentar-se e ver os acontecimentos serem dirigidos pelas Suas potentes mãos. 

Escreveu o comentarista da Bíblia Vida Nova que: “A política internacional poderá complicar-se cada dia mais, mas, quando Deus intervier, nada Lhe poderá impedir a vontade”.“Eu sou Deus”, portanto, “Sou exaltado entre as nações”. Elas Me obedecem e a Mim se submetem, diz o Todo-poderoso. 



II – POIS SABEMOS QUE ELE ESTÁ CONOSCO 
“O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (vv. 7,11).

A presença contínua de Deus com o Seu povo, é garantia de segurança. 

Conta-se de certa criança que estava num navio e brincava tranquilamente, num dia quando as ondas tumultuadas se batiam contra a embarcação. Uma pessoa aproximou-se do menino e perguntou se não estava com medo. A criança respondeu que não, pois quem estava no comando do navio, pilotando-o, dirigindo-o, era o seu pai. 

Sabendo que Deus está conosco, que Ele pilota o barco deste mundo, temos a segura convicção que chegaremos ao nosso porto.

III – POIS SABEMOS QUE ELE É O NOSSO REFÚGIO 
“Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” (vv. 6,11).

No sentido de firmar nossas convicções naquilo que Deus é para nós, por duas vezes o salmista nos diz: “O Deus de Jacó é o nosso refúgio” (vv. 7 e 11).

Quando estávamos na Cordilheira dos Andes, no ano de 1.992, subindo num de seus mais altos montes, em determinados lugares da estrada havia lugares de refúgio, para que as pessoas pudessem se proteger das repentinas tempestades. 

Deus “é o nosso refúgio”. Isto significa que, sob o manto da sua proteção, encontramos abrigo em toda e qualquer situação que surja à nossa frente.


Conclusão
Como tem sido a sua reação diante de lutas, problemas, tribulações, situações dolorosas inesperadas? Você tem se aquietado e crido que Deus é o seu refúgio e que Ele está com você?

------------------------------------
Antonio Coine é Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana Monte Sião (Botucatu), atuando como ministro há 40 anos na Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - SP. Licenciado em Filosofia. Mestre em Divindade e Doutor em Ministério pelo Seminário do Canadá em Manitoba/CA. Foi missionário da Igreja Presbiteriana do Canadá, plantando e pastoreando a Dovercourt-Saint Paul’s Presbyterian Church. É autor do livro "Das Sagradas Escrituras - Uma coletânea de esboços de sermões para um ano litúrgico - Vol. 1".

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: