O começo ou o final de uma vida


 "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas". (João 10.10,11) 

Um jovem que havia se convertido ao Senhor Jesus abandonou, com isso, a sua vida de pecado. Certo dia ao encontrar-se com seus companheiros de noitadas nos bares, nos bailes onde se embriagavam um de seus amigos querendo brincar, ou quem sabe, zombar da sua fé, lhe perguntou onde ficava o inferno. 

Ele simplesmente respondeu: "No final de uma vida sem Cristo". 



Neste texto de João 10 o Senhor Jesus diz: eu vim para que tenham vida e vida em abundância. Nesta preciosa parábola o Senhor nos fala de três pontos sobre o Final de uma vida, aqui na terra com Ele ou sem Ele. 

1 - O FINAL DA VIDA SEM CRISTO É VIVER NA ETERNIDADE SEM ELE 
Jesus disse em Jo 10.10 que: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;". Aqueles que se encontram sem Cristo, na verdade, estão sob as garras do inimigo e do poder do pecado. Se está nas garras do inimigo nesta parábola o Senhor fala do papel do falso pastor, o diabo, como o mercenário. 

O mercenário era apenas a pessoa paga para cuidar do rebanho de uma pessoa. Ele não tem nenhum compromisso de vida com as ovelhas, embora seja pago para isso, somente cuidando delas levando-as às pastagens. No entanto, na hora do perigo o mercenário foge deixando o rebanho à mercê do lobo, das feras. 

Uma pessoa sem Cristo é uma ovelha sem pastor, e consequentemente se encontra como presa no poder do diabo que é o ladrão mencionado pelo Senhor Jesus. E a função do ladrão, que é o diabo, é de roubar, matar e destruir. Por outro lado essa pessoa está sob o poder do pecado, e este só gera a morte, conforme Rm 6.23. 

2 - O FINAL DA VIDA COM CRISTO É VIVER ETERNAMENTE COM ELE 
"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10.11).

Se para o ímpio o final da sua vida é a eternidade sem Cristo, cujo salário do pecado é a morte, para o cristão é diferente, pois goza o grande privilégio de ter Jesus como seu Senhor e Salvador por toda a eternidade. 

O salmista o escreveu que o SENHOR é o meu pastor e nada me faltará, e o Senhor Jesus confirmou essa graça preciosa ao dizer: "Eu sou o bom pastor... aquele que dá a vida pelas ovelhas".

Se o inimigo das nossas almas é predador e destruidor, Jesus, o nosso melhor amigo e Salvador tem a função de doador. Jesus veio para morrer pelos nossos pecados e garantir um final feliz para os que nEle creem porque o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 6.23b). 

3 - A VIDA COM CRISTO É UMA VIDA ABUNDANTE DO COMEÇO AO FIM
"eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". (Jo 10.10b). 

Duas coisas foram reveladas: 

a) Pela Vinda do Senhor - eu vim para que tenham vida. O Senhor Jesus não veio a este mundo simplesmente para um passeio. Ele veio para se dar, para se entregar por nós. 

b) Pelo Que Ele Oferece - vida em abundância. O final da vida com Cristo inicia pela quantidade de vida que Ele outorga, ou seja, em abundância, vida eterna. Conclusão Você jovem, adulto, como será o final de sua vida? Com Cristo ou Sem Cristo? 

O final você já sabe. Então, se você é crente, como é que a sua vida, o seu corpo, seus desejos estão sendo usados?

------------------------------------
Antonio Coine é Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana Monte Sião (Botucatu), atuando como ministro há 40 anos na Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - SP. Licenciado em Filosofia. Mestre em Divindade e Doutor em Ministério pelo Seminário do Canadá em Manitoba/CA. Foi missionário da Igreja Presbiteriana do Canadá, plantando e pastoreando a Dovercourt-Saint Paul’s Presbyterian Church.

Tecnologia do Blogger.