Nenhum pardal... nenhum fio de cabelo


"E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados" - Mateus 10.28-33 

Ninguém tem maior cuidado para com este planeta em todos os seus detalhes e minúcias do que Deus. O homem se espanta à medida que avança nos seus conhecimentos científicos ao ver a meticulosidade do Criador na criação, manutenção e preservação de tudo. 


Diante destes fatos o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos convida a ter uma vida calma e tranquila nesta existência uma vez que Deus sabe conhece o que se passa conosco, sejam tristezas ou temores, cuidando de cada um. 

O Senhor revela ainda, que, à nossa vista, o insignificante pardal ou o nosso precioso fio de cabelo estão sob o cuidado e controle dEle. Ao descrever sobre o pardal e o fio de cabelo nosso Senhor quer que aprendamos que: 

1 - HÁ UMA ATENÇÃO DIVINA EM CADA DETALHE DA NOSSA VIDA 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados" 

O que Jesus quis dizer com este "até os cabelos..."? São Milhares de Fios. Porém, nesta grande quantidade cada um deles está contado e por sua vez é notado o curso de sua existência, de sua duração, de tal maneira que, seja a morte do pardal, ou seja, a queda de um fio de cabelo Deus vê. 

Entre bilhões de seres humanos há a atenção especial de Deus para com cada um deles. O sol, a chuva, o mantimento tudo vem no seu devido tempo para suprir as necessidades humanas. Dentre os milhares de problemas e circunstâncias de cada um de nós, há a atenção de Deus para com cada uma delas.

2 - HÁ UM VALOR ESPECÍFICO EM CADA COISA DA NOSSA EXISTÊNCIA 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados." 

O que Jesus quis dizer com este "estão contados"? É que contamos e contabilizamos as coisas que nos pertencem, que têm valor, que nos interessam. 

Ao contar as noventa e nove ovelhas e sentir a falta de uma apenas, o pastor vai atrás dela até encontrá-la. Assim é a contabilidade divina para conosco.

Deus conta cada coisa da nossa existência, cada detalhe da nossa vida mostrando a sua preocupação para conosco. Há um valor específico, individual, especial em cada um de nós para Ele. 

3 - HÁ UM CUIDADO ESPECIAL SOBRE A VIDA DE CADA UM DE NÓS 
"Até os cabelos todos da cabeça estão contados". 

Por cabeça deve-se entender o nosso todo. No Sermão do Monte Jesus fala da maneira como Deus cuida das aves dos céus, dos lírios do campo indicando a durabilidade existencial destes segundo Seus propósitos. 

Uma vez que nenhum pardal, que custava menos que um dezesseis avos (1/16) de um denário cairia por terra sem o consentimento do Pai quanto a vós, disse Jesus muito valor têm para Deus.

O famoso escritor Dr. Eugene Peterson, pastor presbiteriano, traduziu este texto de Mateus 10.29-31 "Qual o preço de um pardal? Alguns trocados, não é mesmo? Pois Deus cuida deles mais que vocês cuidam. E a vocês ele dispensa tanta atenção que chega a contar os fios de cabelo da cabeça de cada um! Portanto, não fiquem intimidados com esta conversa assustadora. Vocês valem mais que um milhão de pardais". (Bíblia Mensagem - Editora Vida) 

Portanto, há um cuidado especial para com a vida de cada um de nós e, por isso, não devemos dar lugar à ansiedade.

Conclusão 
Confia você na Providência de Deus? Então não se torne uma pessoa ansiosa. Lance sobre Ele os seus problemas. Confie nEle. 

------------------------------------
Antonio Coine é Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana Monte Sião (Botucatu), atuando como ministro há 40 anos na Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - SP. Licenciado em Filosofia. Mestre em Divindade e Doutor em Ministério pelo Seminário do Canadá em Manitoba/CA. Foi missionário da Igreja Presbiteriana do Canadá, plantando e pastoreando a Dovercourt-Saint Paul’s Presbyterian Church.

Tecnologia do Blogger.