Esperança




“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.  - 1 Coríntios 13:13 

A Esperança é Missão. Uma rápida olhada na Teologia da Esperança de J. Moltmann descobriremos que a esperança nunca parte dum mundo ordenado, segundo o pensamento grego, mas do envio:


Missão  é a vontade de Deus para transformar o mundo que se encontra em desordem. O Deus do Êxodo e da ressurreição promete a sua esperançosa presença a quem der sequência ao envio para o POR-VIR. A Esperança cristã é a partida do presente para o futuro, cujo Deus é origem das coisas novas que esperamos. Esperança é caminho, é promessa que abre horizontes no presente através de Cristo, apontando para a consumação da história dos homens, numa recriação e re-habitação do Novo Céus e da Nova Terra onde habita a justiça.

O verdadeiro cristão espera que em Cristo se dê o verdadeiro fim. O fim do domínio do lucro e do dinheiro sobre o trabalho, do Ter sobre o ser, o fim da exploração do homem pelo homem, o fim do trabalho embrutecedor desumanizante e aviltante. 

O fim do subdesenvolvimento, da monopolização das riquezas por parte dos países avançados,da fome em presença dos excedentes agrícolas, do desemprego maciço, da descriminação dos negros, do analfabetismo, do imperialismo e dlo racismo nijento e repulsivo. 

Esperamos em contrapartida uma sociedade de homens livres, fraternos onde cada qual possa desabrochar os seus dons pessoais onde as máquinas estejam a serviço do homem. 



Uma sociedade onde os homens possam matar a fome, tenham acesso à cultura, uma sociedade unificada na verdadeira paz, justiça e amor. 

Enfim, é tudo isto que esperamos enquanto o Senhor Jesus não venha buscar a Sua Igreja naquele grande e glorioso dia da nossa esperança.

Enquanto isso, aguardamos ansiosamente que Cristo, o Senhor da história nos conceda a força que emana da esperança para vermos em plenitude o Reino de Deus implantado no coração dos homens. Esta é a nossa Esperança. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: