Hino 175 - O servo do Senhor

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Quão bem-aventurado o servo do Senhor 
Que não faz aliança com o desprezador!

2. Jamais o mau caminho dos ímpios quer seguir,
Nem por seu vil conselho se deixa seduzir.

3. Mas sumo regozijo em Deus alcançará
E em sua lei divina, feliz, meditará.

4. Bem como a linda planta ele há de florescer
E junto às águas vivas, viçoso, irá crescer.

5. Em toda a sua vida os frutos brotarão
E em tudo que ele intente vitórias surgirão.

6. Mas, doutra sorte, os ímpios não podem prosperar
E suas esperanças na morte irão findar.

7. Mui breve nós veremos Jesus do céu descer
E sua igreja inteira na glória receber.

8. Então, os que desprezam o grande Salvador
Perecerão malditos diante do Senhor.


Informações
Letra: Salmo 1
Métrica: Sarah Poulton Kalley, 1865
Música: Ludwig Van Beethoven, 1770-1827

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a bem-aventurança do servo do Senhor que não faz aliança com o desprezador e segue a lei divina. O hino destaca a importância de não seguir o mau caminho dos ímpios e se deixar seduzir por seus conselhos, mas sim meditar na lei divina e florescer como uma linda planta junto às águas vivas. Além disso, o hino enfatiza a salvação e a vitória dos que servem a Deus e a condenação dos que o desprezam.

Teologia do hino: O hino expressa a teologia da bem-aventurança e salvação em Deus. O servo do Senhor é visto como aquele que segue a lei divina e floresce como uma linda planta junto às águas vivas. A salvação é vista como uma vitória e prosperidade na vida do servo de Deus, enquanto a condenação é vista como o fim das esperanças dos ímpios. O hino enfatiza a importância de seguir a Deus e rejeitar o mau caminho dos ímpios.

Textos bíblicos:
- "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1:1)
- "O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá." (Salmos 1:6)
- "Tudo o que fizerem prosperará." (Salmos 1:3)

Metáforas e simbologia:
- "Linda planta": A figura da linda planta simboliza o florescimento e a prosperidade daquele que segue a lei divina e medita em Deus.
- "Águas vivas": A figura das águas vivas simboliza a fonte de vida e renovação que é encontrada em Deus.

Aplicação prática:
O hino nos encoraja a seguir a lei divina e a rejeitar o mau caminho dos ímpios. Isso envolve meditar em Deus e em sua palavra e buscar florescer como uma linda planta junto às águas vivas. Além disso, o hino nos desafia a confiar em Deus para a salvação e a vitória em nossas vidas, e a rejeitar as esperanças vãs que o mundo oferece. O hino nos lembra que somente em Deus encontramos a verdadeira prosperidade e bem-aventurança.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em momentos de culto de adoração e devoção, especialmente quando se deseja enfatizar a importância de seguir a lei divina e rejeitar o mau caminho dos ímpios. Também pode ser apropriado em momentos de celebração da salvação e da vitória em Deus, como em batismos e celebrações de comunhão.

História
Beethoven é, sem dúvida, o compositor sobre quem mais se escreveu e se escreve ainda, não só pela sua obra portentosa, cada dia mais conhecida e apreciada, mas pela sua vida estranha e complicada, por isso fascinante.

Estão aí suas cartas e o célebre "Testamento de Heiligenstadt", de 1802, que atestam seus problemas, suas paixões e sua crença na humanidade.

Compondo sinfonias, concertos, sonatas, quartetos, etc., deixou uma significativa contribuição à música sacra: o oratório " Cristo no Monte das Oliveiras", a "Missa Solemnis", a "Missa em Dó Maior", um ciclo de canções sacras para canto e piano. Várias melodias de obras instrumentais têm sido usadas como hinos e incorporados ao repertório da igreja.

Clique aqui para ver outros hinos 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: