Vivendo em um mundo novo e diferente


“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo,...” Colossenses 3.1-11

O 1º Domingo do Advento (1), isto é, Manifestação do Senhor Jesus, nos leva a refletir naquilo que Ele veio fazer e aquilo que Ele fez por nós nesta terra.

Natal sem uma reflexão em torno das Sagradas Escrituras é a mesma coisa que contemplar uma bela árvore sem os seus frondosos galhos com suas verdejantes folhas, ou sem as suas belas e primaveris flores, ou pior ainda, se for uma árvore frutífera, sem os seus saborosos frutos. 

Por isso, neste 1º Domingo do Advento do Natal de Jesus do A.D. 2011 o apóstolo Paulo nos exorta a lembrar o que o nosso Salvador realizou na vida daqueles que nEle creram e procuram fazer tudo para agradá-Lo através de uma vida de santidade.

Colossenses 3.1-11 nos ensina que, ressuscitados juntamente com Cristo, temos uma vida Superior, Segura e Gloriosa num MUNDO NOVO E DIFERENTE. Portanto...

1 – Procuramos uma vida superior e melhor
“Portanto, se fostes ressuscitados com Cristo: buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado á direita de Deus.”(1)

Note a palavra "Portanto" – ela liga a seção doutrinária da carta com a seção prática. A Bíblia Nova Versão Internacional traduz "Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo...". Isso indica que uma vida superior estabelece os seguintes parâmetros:

a) (v5) Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: Imoralidade sexual, Impureza, Paixão, Desejos maus e, a Ganância

b) (v.8) Abandonem todas estas coisas: Ira, Indignação, Maldade, Maledicência e Linguagem Indecente no Falar

c) (v. 9,10) Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas. Pois a mentira tem o seu pai, que é um elemento mal e pernicioso.

Além disso, uma vida superior e melhor procura viver as seguintes dimensões:

(v.10,11) E se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa vida não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.” 

O revestimento de uma vida nova e renovada é a característica de todo aquele que é verdadeiramente convertido. Significa:

a) Viver Como o Novo Homem. – Que pensa como um novo convertido.

b) Renovar-se no Conhecimento – Que busca saber mais de Deus.

c) Livrar-se das coisas do pecado – Que fez morrer e abandonou seus impulsos malignos.



2 - Desfrutamos segurança completa em Cristo
“Se fostes ressuscitados com Cristo: Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”(2) “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”

"Pensai". Isto significa que o crente deve fixar os seus pensamentos, o coração, nas coisas do alto. Quando Jesus disse aos discípulos que o famoso Templo de Jerusalém seria destruído Ele estava mostrando a transitoriedade das coisas que eram apenas sombras. 

Paulo, ao nos dizer que devemos pensar, manter o pensamento nas coisas do alto, e não nas terrenas, está nos ensinando que enquanto aquelas são eternas, estas são superficiais e transitórias, pois aquelas estão seguras em Cristo.

3 - Antecipamos uma vida gloriosa com Cristo agora e depois

“Se fostes ressuscitados com Cristo: Buscai...Pensai nas coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado á direita de Deus; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”(1-4) 
“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1 Jo 3.2)

Quando Cristo, se manifestar. Paulo como bem sabemos, nos fala desta manifestação como a segunda Vinda de Cristo. Uma vez que estamos buscando, pensando porque morremos e ressuscitamos com Cristo, então estamos antecipando uma vida gloriosa com Cristo no presente momento, embora ainda de maneira bem limitada, daquilo que verdadeiramente há de ser.

As Celebrações do Natal devem nos levar a essa profunda reflexão da Chegada do Messias Redentor de nossas almas, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

(1) Domingo do Advento são os quatro domingos que antecedem o dia do Natal.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: